HUPES inaugura primeiro Serviço de Medicina do Sono da rede pública na Bahia

FOTO REPRODUÇÃO
No mês de março, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemora o Dia Mundial do Sono (17/03) com a inauguração do Ambulatório de Distúrbios do Sono, primeiro serviço de medicina do sono completo oferecido pelo SUS na Bahia. Inicialmente voltado para pacientes já em tratamento no HUPES, a iniciativa vai oferecer acompanhamento ambulatorial e exames e, portanto, a oportunidade para diagnóstico e tratamento para os transtornos do sono.
Neste novo serviço está sendo realizada a polissionografia, que corresponde ao principal exame utilizado para investigação diagnóstica dos distúrbios do sono. “O paciente dorme uma noite inteira sob observação de um técnico, na unidade hospitalar, com sensores que são colocados em diversos pontos no corpo, como cabeça, tórax, abdômen e pernas. Esse exame tem a finalidade de identificar quando o paciente está acordado ou dormindo, quando estiver dormindo poderemos saber em qual estágio do sono, e se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória ou outras alterações durante esse período”, explicam os médicos, prof. Dra. Cristina Salles, prof. Dr. Saul Velloso Schnitman e prof. Dra. Regina Terse.
Segundo a literatura, estima-se que mais da metade da população tenha algum transtorno do sono e que 32% dos adultos possuam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono. Essa última caracteriza-se por apresentar sintomas como ronco, parada respiratório durante o sono, sonolência diurna, irritabilidade, esquecimento e dor de cabeça, por exemplo. Dessa forma, outro exame a ser realizado é a polissonografia para titulação do CPAP, o qual consta de praticamente todos os sensores utilizados na polissonografia basal acrescido do aparelho chamado CPAP. Isso significa que, ao dormir, o paciente fará uso de uma máscara nasal que estará conectada a um aparelho que gera pressão positiva nas vias respiratórias, que tem por objetivo evitar os episódios de apneia e hipopneia durante o sono. Essa é uma das formas de tratamento para a síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Atendimento
Inicialmente terão prioridade aqueles pacientes com apneia obstrutiva do sono, especialmente a forma grave, devido à elevada prevalência e consequência clínicas. Os primeiros pacientes já foram selecionados a partir da demanda interna do hospital. O ambulatório prevê um atendimento de três novos pacientes a cada semana, assim como está programado para a realização da polissionografia diariamente.
Como a medicina do sono é uma área de atuação multidisplinar, que não se restringe a uma especialidade, fazem parte do serviço profissionais de otorrinolaringologia, neurologia, pediatria, fisioterapia e fonoaudiologia.
Para serem atendidos, os usuários serão encaminhados por outros serviços do HUPES que detectarem a necessidade do paciente. O serviço já está funcionando às sextas-feiras à tarde, sob coordenação do prof. Dr. Ailton Melo, dentro do ambulatório de Pneumologia. O superintendente, prof. Dr. Antônio Carlos Lemos, reforça a importância deste novo serviço para todo estado, especialmente para aqueles pacientes que aguardam cirurgia bariátrica.
A Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Outras notícias
Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador
16 de Dezembro de 2025
Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador
15 de Dezembro de 2025
Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d
15 de Dezembro de 2025
Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
15 de Dezembro de 2025Ação promovida na unidade municipal administrada pelo INSV reforça a cultura de segurança, saúde e bem-estar dos profissionais
Município de Ibirapuã, no extremo sul, ganha destaque na CBN Educa+ por fortalecimento da educação inclusiva
15 de Dezembro de 2025O secretário Sérgio Mendes explicou como a gestão enfrentou a defasagem escolar e nivelou o aprendizado dos estudantes, fazendo alcançar um dos 40 melhores IDEBs da Bahia.
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025