Prefeitura contabiliza um milhão de atendimentos nos Multicentros

Foto: Paulo Almeida/ ASCOM SMS
Desde que foram inaugurados, os quatro Multicentros de Salvador – Amaralina, Vale das Pedrinhas, Liberdade e Carlos Gomes – já realizaram um milhão de atendimentos. Idealizados pela atual gestão, as unidades ampliam os serviços da rede de atenção básica, com a oferta complementar de 20 especialidades e nove exames. As especialidades mais procuradas nestes locais são cardiologia, reumatologia, neurologia, urologia e endocrinologia.

Foto: Paulo Almeida/ ASCOM SMS
Para ter acesso, o usuário precisa passar pela consulta de um médico da Unidade Básica de Saúde e ser encaminhado a partir da própria unidade onde foi atendido. O encaminhamento é informatizado e ocorre mediante apresentação do cartão do SUS, ficha de referência e solicitação do médico. Coordenadora de atenção especializada, Sandra Gargur ressalta a importância do funcionamento desses espaços. “Os Multicentros facilitaram o acesso da população soteropolitana às consultas especializadas e aos exames. Antes, esse acesso era bem limitado. São unidades que surgiram para somar, proporcionando atenção especializada a milhares de pessoas”, afirma.

Foto: Paulo Almeida/ ASCOM SMS
Referência em cardiologia
Com a inauguração do Multicentro Doutor Adriano Pondé, em julho de 2014, no bairro de Amaralina, pacientes ganharam uma unidade que é referência em cardiologia e atende a crianças e adultos. A unidade conta com diversas especialidades, mas todas ofertadas ao usuário cardiopata. Em três anos, 371.838 atendimentos foram realizados, entre consultas, exames.
As especialidades disponíveis nos Multicentros são Angiologia; Cardiologia para adulto e crianças; Dermatologia clínica; Dermatologia para albinismo; Endocrinologia para adultos e crianças; Gastroenterologia; Geriatria; Ginecologia; Hematologia para doença falciforme (adulto e pediatria); Hepatologia para hepatites virais; Infectologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia para adultos e crianças; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Ortopedia; Pneumologia; Reumatologia e Urologia.

Foto: Paulo Almeida/ ASCOM SMS
As unidades também realizam exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia, monitorização ambulatorial de pressão arterial, holter, doppler, teste ergométrico, raio-x e exames laboratoriais.
Os Multicentros estão localizados nos seguintes endereços: em Amaralina, na Avenida Visconde de Itaboray, Número: 1193; no Vale das Pedrinhas, na Avenida Ypiranga (a principal do bairro), s/n; na Liberdade, na Rua Lima e Silva, Número: 217; e no Centro, na Rua Carlos Gomes, Número: 63.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
