Multicentro Carlos Gomes recebe palestra sobre hepatites virais
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma palestra de incentivo ao diagnóstico precoce de hepatites virais, no auditório do Multicentro Carlos Gomes. A ação, que é parte da programação do Julho Amarelo, envolveu profissionais da área da saúde e contou com a palestra do doutor Raimundo Paraná, médico especialista no combate a hepatite. Foram abordadas estratégias de como identificar a doença, como administrar o fluxo de pacientes e os cuidados que precisam ser tomados após o diagnóstico. “Queremos que o paciente seja bem triado e, consequentemente, possa viver melhor. Às vezes o enfermo em questão não sabe nem identificar o que tem, então a ideia é que ele seja reconhecido rapidamente pelas equipes de saúde e, logo em seguida, encaminhado para o tratamento adequado”, explicou Flávia Guimarães, enfermeira responsável pelas hepatites virais dentro da Vigilância Epidemiológica.
Para Rejane Lima, enfermeira coordenadora do Segundo Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora, participar dessa iniciativa é também de grande importância para seu crescimento profissional. “Eu achei importante porque na nossa unidade realizamos os testes rápidos para identificar a doença. Com essa iniciativa, conseguimos atender melhor a essas pessoas”, afirmou.
Para o diagnóstico, o município conta com a oferta de testagem rápida para as hepatites dos tipos B e C, de forma gratuita, em mais de 100 unidades de saúde. Os pacientes com o resultado positivo, realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência ao portador da patologia, onde irão receber o suporte necessário para o tratamento integral e gratuito. “Salvador teve uma melhora grande em relação ao atendimento das hepatites virais ao oferecer a opção de três serviços municipais, que contam com uma equipe multidisciplinar para o atendimento dos casos, além da ampliação da testagem rápida para mais de 100 unidades de saúde de Salvador. É preciso que a população procure as unidades, pois quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido será o encaminhamento para o serviço especializado, oportunizando a esse paciente qualidade de vida”, finalizou Flávia Guimarães.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
