Seminário "Surtos e Emergências em Saúde Pública " celebra 8 anos do CIEVS
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) comemora 8 anos e para celebrar esta data será realizado nesta terça-feira (21), às 8h, Auditório Aloísio Prata da FIOCRUZ Bahia, (Rua Waldemar Falcão, 121 - Brotas), um seminário com foco no tema “Surtos e Emergências em Saúde Pública”.
O CIEVS tem como finalidade fomentar a captação de notificações, manejo, análise de dados e informações estratégicas relevantes a prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados e articular com as diversas áreas da saúde, entre outras áreas.
A abertura do evento contará com uma mesa redonda de 08:30 às 09:00, cujo tema “Surtos e Emergência em Saúde Pública”, será ministrado pelo mestre em Saúde Pública e Sanitarista da Secretara Municipal da Saúde (SMS), Ênio Silva Soares.
A ocasião ainda vai contar com cinco palestras voltadas para explorar o tema das arboviroses, assunto ainda recorrente, no que se diz sobre surtos e desdobramentos desconhecidos que podem vir atingir a população. “A ideia é aprimorar os conhecimentos dos participantes, integrar a comunidade sanitarista e fomentar o debate da problemática de surto e emergência na instância pública” Cristiane Cardoso, Gerente do CIEVS.
Além de palestrantes da SMS, o evento contará com a presença dos pesquisadores Guilherme Sousa Ribeiro e Mitermayer Galvão dos Reis, pesquisadores da FIOCRUZ-BA.
PROGRAMAÇÃO
1ª Mesa redonda - Surtos e emergências em saúde pública.
Coordenador: Ênio Silva Soares (Mestre em Saúde Pública/Sanitarista CIEVS SSA/SMS) 08:30h-09:00h
1ª Palestra: Resposta aos surtos e emergências em saúde pública no Brasil. Palestrante: Wanderson Kleber de Oliveira (Doutor em Epidemiologia/Pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde) (CIDACS)/FIOCRUZ-Bahia
Horário: 09:00h-09:20h
2ª Palestra: Surtos e emergências em saúde pública em Salvador: o cenário de 2017
Palestrante: Cristiane W. Cardoso (Doutora em Biotecnologia e Medicina Investigativa/Gerente do CIEVS SSA SMS)
Horário: 09:20h-09:40h
3ª Palestra: Doenças negligenciadas: atuais ou futuros surtos?
Palestrante: Mitermayer Galvão dos Reis (Doutor em Patologia Humana/Professor da Universidade Baiana de Medicina/Pesquisador da FIOCRUZ-BA)
Horário: 9:40-10:00h
2ª Mesa redonda – Arboviroses
Coordenadora: Marcia São Pedro Leal Souza (Doutora em Saúde Pública/Coordenadora de doenças transmitidas por vetores) (DIVEP/SESAB)
Horário: 10:20h-11:00h
4ª Palestra: Arboviroses no Brasil: consequências e enfrentamento
Palestrante: Maria da Glória Teixeira (Doutora em Epidemiologia/Pesquisadora em doenças infecciosas e saúde pública/Professora do ISC/UFBA)
Horário: 11:00h-11:20h
5ª Palestra: Desafios da vigilância para controle das arboviroses: um olhar a partir de Salvador
Palestrante: Guilherme de Sousa Ribeiro (Doutor em Biotecnologia e Medicina Investigativa/Pesquisador em saúde pública) (FIOCRUZ/BA)/Professor do ISC/UFBA
Horário: 11:20-11:40h
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
