Mutirão de mamografias é realizado até 15 de novembro no Hospital Municipal de Salvador

FOTO: REPRODUÇÃO

Começou, na última segunda-feira (15), no Hospital Municipal de Salvador (HMS), o mutirão de Ultrassonografia (USG) Mamária e Mamografias. A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com atividades de prevenção ao câncer de mama que foram intensificadas desde o início do mês. Neste ano, a SMS disponibilizou 65 mil vagas para o procedimento, no entanto, apenas 25 mil foram preenchidas.

O mutirão segue até o dia 15 de novembro de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 17h."Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame", alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS._

Programação – Com o objetivo de realizar mais de 10 mil mamografias somente em Outubro, todas as 126 unidades básicas da rede e os Multicentros Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade promoverão nas quartas-feiras do mês o “Dia D da Mulher”, sempre das 08h às 17h. Nessas ações, acontecerão mutirões de agendamentos de mamografia para a faixa etária risco (50 a 69 anos), exames preventivos e sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo.

Já entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido (das 08 às 20 horas, além de abrirem aos sábados (das 08 às 13 horas) exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal. 

O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro. 
 No sábado (21) das 08h às 13h haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema. 

Exame na rede municipal - A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procure um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026