Pressão arterial deve ser medida antes das refeições e de remédios
A pressão alta é uma doença silenciosa que dificilmente dá algum sintoma. É comum o paciente achar que está bem, mesmo quando a pressão está lá em cima. E é ai que mora o perigo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais da metade dos idosos tem pressão alta, 30% da população em geral e 5% das crianças. E é sobre essa doença que o Bem Estar falou nesta terça-feira (30). Participaram do programa o nosso consultor e cardiologista Roberto Kalil e o nefrologista Décio Mion.
A hipertensão ou pressão alta é um problema crônico em que o sangue é bombeado com muita força, o que mantém a pressão das artérias elevadas e, em longo prazo, pode machuca-las tanto a ponto de entupi-las ou rompê-las, explica o nefrologista.
É muito importante medir a pressão em casa, mas é preciso escolher o aparelho correto. Você pode optar entre aquele que faz a medição no pulso e o que faz no braço. De acordo com o Décio Mion, os aparelhos automáticos são melhores.
O aparelho precisa ter a certificação do Inmetro ou de outro órgão que ateste aparelhos. Não importa se você está sentado ou deitado, o braço deve estar sempre na altura do coração. E quando medir? Sempre quando você estiver calmo e antes dos remédios e das refeições.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão tem uma tabela que classifica a pressão. Se ela estiver menor ou igual a 12 por 8, sua pressão está ótima; de 12 por 8 a 14 por 9, aumenta o risco de se tornar hipertenso e você deve reforçar os hábitos saudáveis, sem sal, com mais atividade física e menos estresse; se a medição der 14 por 9 ou mais é hora de procurar um médico.
Fonte: Bem Estar
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
