Bebês comemoram um ano com festa surpresa no Hospital Municipal

FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM
A recuperação de Lorena Cardoso e de Nathan dos Santos, ambos com 11 meses de idade, foi o melhor presente que o Hospital Municipal de Salvador poderia ganhar, às vésperas de completar um ano de inauguração. As crianças, que também completam aniversário no início de abril, chegaram ao hospital com um quadro de infecção múltipla, edema e feridas por todo o corpo. As mães chegaram a ter medo de perder os pequenos, por causa da situação em que estavam.
O temor acabou por completo para Elizu de Jesus, de 39 anos, nesta quinta-feira (28), com a notícia da alta de Lorena. A alta de Nathan também está prestes a sair, para a felicidade da mãe Janire de Matos, de 24 anos, e do pai Nedson Ribeiro, de 22. Para celebrar a recuperação e o aniversário triplo – das duas crianças e da unidade hospitalar – os profissionais de saúde organizaram uma festa surpresa com o tema Liga da Justiça.
Vestidos de Superman e Mulher Maravilha, os heróis olhavam curiosos toda a gente que se uniu para comemorar a nova idade de ambos. “Agora Lorena tem duas datas de nascimento: o dia 10 de janeiro, dia em que ela entrou aqui, e 1º de abril”, disse Elizu, emocionada. Ela, cozinheira por profissão e moradora da cidade de Porto Seguro, agradeceu pelo atendimento. “Foi ótimo. Todo mundo aqui trabalha com amor e carinho. A equipe médica, os profissionais de limpeza, o porteiro, os enfermeiros. O atendimento é diferente, nem mesmo os hospitais particulares da minha cidade têm um atendimento desse”.
Ter ajudado a salvar duas vidas recém-iniciadas foi uma dádiva para o coordenador de Pediatria do hospital, José Antônio Faria. “Lorena é uma paciente especial para nós. Chegou com uma situação extremamente grave à nossa UTI, com uma infecção de pele muito séria, bastante edema. Chegou a apresentar infecção no osso e pneumonia. Ficou na UTI por um mês e 15 dias e respirou com o auxílio de ventilação mecânica. Poder devolver, hoje, essa criança saudável e alegre para a mãe, nos faz muito felizes”, disse.
Atendimentos – Inaugurado no dia 4 de abril do ano passado, o Hospital Municipal de Salvador, situado em Boca da Mata, já realizou 119.455 atendimentos até o último dia 24. O setor responsável pelo maior número de admissões é o de Urgência e Emergência (com 62.323 atendimentos), seguido pelo de internações (com 7.687) e pelo de cirurgia (com 3.065). Ao todo, já foram realizados 307.355 exames de laboratório na unidade, que atendeu a 11,4 mil pacientes vindos do interior.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026