Pacientes albinos e com lúpus em Salvador recebem protetor solar gratuito
Em parceria com o Senai, cerca de 20 alunos, oriundos do programa Treinar Para Empregar, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do Marias da Construção, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), estão realizando, de forma gratuita, o curso de eletricista predial e industrial. As aulas estão acontecendo no Senai Dendezeiros, no Bonfim, de segunda a sexta, das 13h às 17h.
A capacitação, dividida por aulas teóricas e práticas, é composta por carga horária de 152h, sendo 32h para conteúdo de eletricidade básica, 40h para conteúdo de eletricista residencial e 80h para conteúdo de eletricista industrial. Durante as aulas, os alunos são capacitados para fazer a instalação, manutenção e projeção de eletricidade em âmbito residencial e industrial, sendo que, neste último, aprendem a lidar com motores trifásicos, além de outros conteúdos.
O professor Diego Santos enxerga o curso como um dos mais concorridos no mercado de trabalho. “Existe um déficit de conhecimento, principalmente teórico e técnico. Na prática então, o mercado sente falta disso, e aqui nas aulas, o aluno passa por todas as etapas para ficarem aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Essa é uma turma que, com certeza, irá contribuir bastante no mercado”, avalia.
Oportunidade – Moradora do bairro de Tancredo Neves, Jandaira dos Santos, de 37 anos, disse que soube da oferta do curso através da internet e, de forma imediata, realizou a inscrição. “Sempre atuei na área de vendas, mas tinha uma vontade de mudar e experimentar outras áreas. Possuía esse interesse pela área da elétrica e quando surgiu a oportunidade, abracei. Estou gostando das aulas”.
Participante de outro curso oferecido através do Treinar Para Empregar, a jovem Crislaine Tosta, de 25 anos, disse que o programa possibilita o conhecimento em outras áreas e, assim, facilita a entrada no mercado de trabalho. “Esse é mais um curso que realizo através do programa. Fiz o de hidráulica e, quando finalizei, decidi também realizar o de eletricista. É sempre bom se capacitar e profissionalizar, ainda mais de forma gratuita”.
Djalma Neto, de 36 anos, ressalta as expectativas de reingressar para o mercado de trabalho após a conclusão das aulas. “O curso é totalmente alinhado com o teórico e prático. Tudo que estamos aprendendo em sala, estamos tendo a oportunidade de executar na prática. Essa é uma oportunidade muito grande de realizar um curso tão concorrido no mercado de trabalho. Além de trabalhar de carteira assinada, a formação me possibilita trabalhar como um autônomo da área”, disse.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026