Idosos acolhidos na rede municipal de Saúde participam da Primavera 60+

Com o propósito de estimular a autoestima através da cultura, arte, reflexão, confraternização e lazer, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário (DS) Cabula/Beirú, promoveu na manhã desta sexta-feira (20), o evento Primavera 60+, na Escola Bahiana de Medicina, no Cabula, com a participação de 200 idosos acolhidos na rede municipal de saúde.
 
A atividade terapêutica complementar proporcionou interação social e cultural para a terceira idade, com a promoção de práticas integrativas, atividades lúdicas, oficinas de dança, jogos, música ao vivo e muito lazer. Para tanto, foram montadas cinco tendas multiculturais. A Primavera 60+ marcou as celebrações do Dia Internacional e Dia Nacional do Idoso, ambos comemorado em 01 de outubro.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destacou a importância da ação. “A nossa missão é melhorar a vida das pessoas, para além dos muros das unidades de saúde, estendendo esse cuidado humanizado voltado aos nossos idosos, proporcionado o que necessário para um acolhimento integral e eficaz, afinal, como bem define a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é só ausência de doença e sim e um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, disse.

O subcoordenador de ações do DS Cabula/Beirú, Wellington Costa, destaca os benefícios dessa atividade para os idosos. “Temos em nosso DS uma relação de proximidade e afeto com os idosos acolhidos, onde estabelecemos essa conexão para além dos equipamentos de saúde. Acreditamos que são inúmeros os benefícios de ações como essas, pois a interação é muito importante, estimular a autoestima é fundamental, e proporcionar tudo isso com arte, cultura, lazer, momentos de reflexões e trocas, fortalece esse cuidado humanizado e integral para com a terceira idade”, afirmou.

Idosos – de acordo com dados da Biblioteca Virtual de Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros e, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Foto: Paulo Almeida - ASCOM-SMS

Outras notícias

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024