Em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, SMS realiza ação de rastreamento da doença
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, realizou nesta terça-feira (7) uma ação de intensificação de rastreamento da doença, das 8h às 16h, na Praça Marquês Francisco, nos Barris. A iniciativa aconteceu através da parceria entre a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente lesões e alterações na boca que possam indicar a presença de câncer, uma das neoplasias mais comuns que afeta principalmente a região dos lábios, língua, gengivas e garganta. Embora seja uma doença que pode ser tratada com sucesso quando detectada cedo, muitas vezes é diagnosticada em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que fortalecer estas ações é essencial para a prevenção ao câncer de boca na capital baiana. “Para além dessa iniciativa extramuros, estamos promovendo um intenso trabalho de cuidado na rede municipal de saúde, com palestras sobre a doença, prevenção e tratamento; melhoria no acolhimento e assistência e distribuição de kits odontológicos básicos. Nosso objetivo é garantir uma boa saúde bucal à nossa população”, reforçou a gestora.
A equipe responsável pela ação utilizou técnicas diversas para identificar possíveis sinais da doença. “Em caso de necessidade da realização de biópsia, o paciente é direcionado para uma unidade de referência. Além disso, visando reforçar os cuidados individuais preventivos, para cada um dos presentes também foram oferecidas orientações e informações sobre a importância da realização de exames periódicos, bem como dos hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de boca, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, completou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.
A pedagoga, Iracema Pereira, uma das beneficiadas na ação, reforçou a importância da iniciativa para a população. “É louvável esta ação. Parabenizo a Prefeitura pela ação no bairro. Fui bem tratada, foi muito bom. Que continue, pois a população carece destes atendimentos odontológicos para cuidar da sua dentição. Faço trabalho social aqui e sei a necessidade de cada um. Só tenho mesmo a parabenizar”, declarou.
Data – A data comemorativa foi instituída em 2015 pela Lei n° 13.230, englobando os dias 1º a 7 de novembro como Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca. Os principais objetivos são estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal e apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle da doença, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados a este tipo de câncer.
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026