Secis e FGV discutem projeto de agroecologia urbana no espaço Colabore
Com o objetivo de fortalecer a inserção da agricultura urbana e periurbana nos processos de planejamento da capital baiana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem, nesta terça-feira (21), das 9h às 13h, no Espaço Colabore no Parque da Cidade, um debate sobre benefícios e resultados do projeto de Agroecologia Urbana para a cidade. O evento é restrito a participantes e convidados.
O encontro, intitulado “Aprendizados e Recomendações do Projeto Agricultura Urbana para Salvador”, apresentará um estudo feito pela FGV em algumas capitais brasileiras sobre a agricultura e a agroecologia urbana. A iniciativa contará ainda com um espaço privilegiado de exposição do Programa de Agroecologia Urbana de Salvador para fomentar a busca por possíveis parceiros institucionais.
A programação terá abertura com falas de representantes das entidades, seguido de apresentação do estudo da FGV e exposição dos resultados obtidos até o momento pelo Programa de Agroecologia, a exemplo da finalização da redação final do PL sobre a Política Municipal de Agroecologia Urbana de Salvador; inauguração do circuito de Feiras Agroecológicas no Parque da Cidade; assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Senar; assinatura do Protocolo de Intenções com o Sebrae Ecos; seleção de produtores agroecológicos para integrar o Catálogo de Produtores Agroecológicos de Salvador e RMS; desenvolvimento, junto com seis hortas, de um Programa de Compostagem Urbana; e negociação com a Embrapa para auxiliar com a Plataforma Pedagógica da Escola Municipal de Agroecologia Urbana de Salvador.
Hortas – O subsecretário da Secis, Ivan Euler, explica que o Programa de Agroecologia Urbana é uma escolha de trabalhar aspectos que não envolvem apenas a produção agrícola. “Para tocar este programa, fechamos parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sebrae Agro, para a gente poder fornecer qualificação técnica para esses agricultores urbanos. Então, a gente tem feito parcerias também com agricultores da Região Metropolitana, tudo ainda em um estágio muito inicial, pois não é uma produção agrícola intensa. Mas, já há diversas experiências positivas”.
Atualmente, Salvador já conta com, aproximadamente, 130 hortas em escolas. “Muitas pessoas já querem saber como beneficiar o produto que sai dali. Aqueles que produzem hortaliças e verduras querem também ampliar essa produção, saindo da simples venda do hortelã ou coentro para a comercialização de temperos mais complexos, molhos etc. Hoje, com a elaboração de projetos em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, dentre outros parceiros, buscamos trazer maiores benefícios para a cidade e para o meio ambiente, pois Salvador apresenta indicadores de insegurança alimentar muito elevados. A promoção de iniciativas como estas pode ajudar a diminuir esse impacto, à medida em que se propicia à população uma forma de realizar o próprio cultivo do alimento, a escolha do alimento adequado, e por aí vai”, informa Euler.
Agroecologia Urbana – A agricultura urbana diz respeito à produção realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (periurbana), destinada à produção de cultivos para utilização e consumo das comunidades, ou para a venda em pequena escala, em mercados locais com pouca utilização de pesticidas, e com variedade de culturas. A professora de Administração Pública da FGV, Zilma Borges, ressalta que o evento é parte de um projeto em realização há um ano, que contempla um estudo sobre como inserir a agricultura urbana e periurbana no planejamento das cidades.
“Essa iniciativa foi inicialmente apoiada pelo Pnuma (Programa Nacional de Meio Ambiente) da Organização das Nações Unidas (ONU), e realizada pelo Centro de Sustentabilidade da FGV, que agora vem também sendo apoiada, a partir deste ano, pelo governo federal. A intenção é de colaborar para que o projeto seja ampliado e disseminado para os municípios brasileiros como uma forma de incentivar o desenvolvimento de programas de agricultura urbana e periurbana, sempre com enfoque agroecológico. Este encontro é um importante meio para disseminação e discussão com várias pessoas envolvidas com essa temática, além da questão da segurança alimentar e questão climática em Salvador”, destaca Zilma.
Vantagens – As vantagens de uma cidade praticar a Agroecologia Urbana residem na redução do desperdício de alimentos e do consumo de alimentos industrializados; na aproximação do ambiente urbano com a natureza; na preservação da natureza e melhora a qualidade do ar; no incentivo à adesão de sistemas de energia limpa ou reaproveitamento de água da chuva em seu cultivo; na revitalização de terrenos desocupados e proporciona beleza estética às cidades, evitando alagamentos; na redução dos níveis de insegurança alimentar da cidade, dentre outros benefícios.
Segundo informações da parceria Secis/FGV, o grande impacto do programa de Agricultura Urbana em grandes cidades está no fato de ampliar o acesso das comunidades vulneráveis a uma alimentação mais justa e saudável, combatendo a insegurança alimentar e a supernutrição causada pelo consumo excessivo de alimentos processados e industrializados, possibilitando dessa forma a qualificação de mão-de-obra e obtenção de renda pelas comunidades assistidas. Além disso, explicam, o processo ajuda a frear a urbanização sem critérios, possibilitando a ampliação da infraestrutura verde da cidade.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
