Salvador regulamenta programa que estimula construção de imóveis e geração de empregos diretos
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), publicou no Diário Oficial do Município (DOM) nesta segunda-feira (15), o decreto nº 38.112, que regulamenta o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária. A medida tem como finalidade estimular o desenvolvimento econômico e urbanístico e a geração de empregos diretos na cidade.
Com a regulamentação, as empresas ligadas à atividade imobiliária que desejam investir em terrenos e imóveis com débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) poderão aderir ao programa e renegociar a dívida junto ao município de maneira facilitada.
A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, relembrou que a construção civil é um dos principais vetores de desenvolvimento socioeconômico e de geração de emprego e renda no município. “A construção civil não apenas melhora a qualidade de vida da população, mas também se revela como um dos principais motores de geração de emprego e renda em nossa cidade. Através desse setor, proporcionamos oportunidades de trabalho para uma ampla gama de profissionais, desde engenheiros e arquitetos até pedreiros e carpinteiros, impulsionamos a economia local, estimulando o comércio de materiais de construção, serviços especializados e diversas outras atividades correlatas”, afirmou.
A titular da Sefaz também destacou que o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária transcende a esfera econômica. Para a gestora, a medida gerará impactos significativos no campo social. "Essa iniciativa não visa apenas o retorno econômico. Trata-se de um programa muito mais amplo que ajudará a estabelecer alicerces para a redução do déficit habitacional da cidade, através da entrega de milhares de unidades imobiliárias”.
Empregos – De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, a construção civil foi responsável por 3.270 das 20.930 admissões na capital baiana entre janeiro e novembro de 2023, ficando atrás apenas dos setores de serviços (11.321) e comércio (5.163).
Adesão – Os interessados deverão solicitar a adesão junto à Sefaz até o dia 31 de maio. Além dos documentos solicitados no edital, as empresas precisarão se comprometer em iniciar a obra em até 12 meses após a data de emissão do Alvará de Construção, emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para obter mais informações, basta acessar o site incentivostributarios.sefaz.salvador.ba.gov.br.
Outras notícias

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
