Subúrbio e Ilhas ganham nova sede do Conselho Tutelar
A Prefeitura de Salvador entregou mais uma sede do Conselho Tutelar, na manhã desta segunda-feira (29), na região do Subúrbio. O novo prédio abriga o Conselho Tutelar XIV, que passa a funcionar na rua Benjamin de Souza, 101, em São Tomé de Paripe. A estrutura terá cinco conselheiros tutelares, que vão atuar para garantir suporte às crianças e adolescentes que tenham os direitos violados.
A nova sede administrativa tem como área de abrangência os bairros de Paripe, São Tomé de Paripe e as ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos. Com a inauguração deste novo equipamento, os conselheiros que atuam no local passam a ter uma estrutura ampla e climatizada para trabalhar. O espaço conta com cinco salas de atendimento, recepção, copa e banheiros, dentre outros ambientes.
Presente na entrega, a vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou que a prioridade absoluta dos direitos das crianças e adolescentes é uma luta diária. “Essa luta só vem crescendo, assim como a busca por melhores condições de trabalho para os conselheiros e conselheiras, para que possam acolher cada mãe, pai, família, criança, adolescente, enfim, cada direito que essa escuta representa”, discursou a gestora.
A secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, comemorou a entrega da nova sede. “Isso só foi possível graças ao trabalho de todo o time. Vamos continuar priorizando os conselheiros, pois eles são a porta de entrada para os casos de violação de direitos registrados na nossa cidade e possuem papel fundamental para a sociedade. Então quero parabenizar a todos, desejar uma boa sorte e um bom trabalho aqui e vamos celebrar essa nova entrega”, destacou.
Estrutura – Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nesse sentido, os conselheiros começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Atualmente a capital baiana conta com 24 Conselhos Tutelares e 120 conselheiros.
CMDCA – Salvador conta ainda com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA), um órgão paritário, composto por membros da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente, criada pela Lei nº 4.231 de 29/11 de 1990.
Além de formulador das políticas públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os indivíduos que desejarem obter mais informações podem acessar o site cmdca.salvador.ba.gov.br.
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS
Outras notícias

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
