Prefeitura oferece serviços e apoia a participação de empreendedoras na Expo Favela

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Priscila Machado/ Secom PMS

Até este sábado (25), a Expo Favela Innovation Bahia está reunindo empreendedores, poder público, investidores, parceiros e a comunidade na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação de favela. O evento conta com mais de 100 empreendedores, 50 pessoas competindo para ir a São Paulo representar a Bahia durante a edição nacional, além de rodadas de negócios, palestras, recitais e shows. A entrada é gratuita, com ingressos adquiridos pelo Sympla.

A Prefeitura de Salvador apoia o evento por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Em sua terceira edição, a Expo Favela é realizada pela Favela Holding, Central Única das Favelas Bahia (Cufa Bahia) e Projeto Resgaty, com curadoria da Escola de Negócios da Favela e produção da Startei e Patativa.

O SAC do Empreendedor está presente no local para atender os empreendedores, tirando dúvidas e realizando serviços voltados aos Microempreendedores Individuais. Entre os serviços disponíveis, é possível imprimir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), fazer a formalização como MEI, regularizar o CNPJ e realizar o parcelamento de dívidas.

“A Prefeitura teve um papel muito importante na vinda da Expo Favela para a capital, porque, sem esse apoio, não conseguiríamos fazer aqui. Nós conseguimos fazer uma bonita entrega, pensando não só no público empreendedor, mas também nas pessoas que estão visitando. Estamos contando com a participação das mães atípicas, pensando na diversidade e na pluralidade dos empreendedores”, afirmou Márcio Lima, presidente da Cufa na Bahia.

Expositora da feira, Edijeã Sanfront, 42 anos, aproveitou a oportunidade para tirar uma dúvida. “A atendente me explicou como imprimir o cartão CNPJ para que eu tenha acesso ao microcrédito. Foi uma informação importante para que eu possa dar novos passos para a ampliação do meu negócio.”

Além do SAC do Empreendedor, há também um estande do AfroBiz Salvador no local para que os empreendedores possam contar com todo o suporte profissional para a gravação e divulgação de pitches dos seus negócios.

“Estamos felizes em poder apoiar e participar da Expo Favela, que é um evento de grande importância, não só a nível local, mas também nacional e internacional. Nos anos anteriores, o evento não ocorreu aqui, então trazer este ano para a capital, nesse espaço, que já é um grande celeiro de negócios para a Cidade Baixa”, destacou Chicco Assis, diretor de Cultura da Secult.

A diretora de Empreendedorismo e Afronegócios, Maylla Pitta, frisou que que a Expo Favela é o maior evento de inovação e empreendedorismo de favela do Brasil.

“Acho que é muito importante Salvador estar recebendo um evento nessa dimensão, atraindo empreendedores e empreendedoras periféricas da Bahia para a capital. A participação da Prefeitura, por meio do Empreenda Salvador, é absolutamente necessária, porque fortalece essa rede de relacionamento com os empreendedores e a conexão com outras experiências para aprimoramento das políticas públicas. Estamos com esse estande do SAC do Empreendedor, disponibilizando esses serviços gratuitos, e logo mais teremos uma palestra sobre educação financeira”, contou.

Empreender é com Elas – Mães atípicas e demais microempreendedoras que fazem parte do projeto Empreender é com Elas, da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), também estão expondo os seus produtos na Expo Favela. Ao todo, 24 mães de crianças com autismo e outros transtornos ou deficiências estão participando, comercializando acessórios, produtos artesanais, religiosos, geleias, compotas, geladinhos, abarás temperados e sequilhos.

“Para nós, esse é um momento único, uma oportunidade nova que nos foi dada, e as expectativas sempre são as melhores. Estamos aqui buscando não só vender, porque a feira é também um espaço para fazer novos contatos, novos alinhamentos e também ter um momento de descontração e diversão. É um evento que nos tira do lugar, de ser apenas cuidadora, para ser alguém que está sendo vista e cuidada”, contou Nadja Teles, que está expondo bolsas e canecas personalizadas, além de produtos de papelaria.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025