Festival Cinemas do Futuro acontece em Salvador com exibições e debates gratuitos

O Festival Cinemas do Futuro acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro (quinta a domingo), na Sala de Cinema Walter da Silveira e na Sala de arte Cinema da UFBA, em Salvador, integrando o Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África. A programação contempla a exibição de 24 filmes e a realização de duas mesas redondas com especialistas convidados. A entrada é gratuita.

 

O ciclo de filmes é baseado no catálogo da Cinémathèque Afrique do Institut Français, um dos maiores acervos de filmes realizados por cineastas do continente africano e suas diásporas. O evento acontece pela primeira vez fora da África, unificando o Brasil e as sociedades afrodescendentes.

 

O objetivo é ampliar o diálogo com o mundo atlântico, refletindo a riqueza e a pluralidade cultural dos cinemas africanos, mas especialmente dos lugares onde as histórias são contadas. O ponto central escolhido para reunir essas obras é um olhar para as cidades, que são espaços onde eclodem dinâmicas culturais complexas e pulsantes.

 

Cinemas do Futuro

Partindo do princípio de que não há futuro possível sem uma reflexão profunda sobre o passado, em muitos desses filmes, as cidades são vistas a partir de diferentes marcos temporais, que também nos permitem acessar diferentes momentos no curso da História.

 

Assim como o Sankofa, símbolo africano representado pelo desenho de pássaro com a cabeça virada para trás, quando se volta o olhar para conhecer experiências do passado, estabelece-se no tempo presente os fundamentos necessários para construir caminhos futuros.

 

Organizado em dois eixos – Memórias para o futuro e Histórias para o futuro – o ciclo apresenta a pluralidade cultural de 12 países africanos (Senegal, Costa do Marfim, Gana, República Centro-africana, Níger, Sudão, Marrocos, Egito, Tanzânia, Mali, Etiópia, República Democrática do Congo) e também da diáspora africana presente entre Brasil, França, Martinica e Itália.

 

O catálogo da Cinémathèque Afrique tem um acervo que atualmente reúne uma das maiores coleções de filmes africanos do mundo, com quase dois mil títulos de 45 países, e tem se constituído como instrumento único na preservação e difusão não comercial dessas obras. Mais do que cinema, o acesso a esses filmes amplia a reflexão sobre a história e os imaginários africanos, especialmente no Brasil, país que integra a diáspora africana e onde o catálogo da Cinémathèque Afrique circula com mais intensidade.

 

O festival tem realização do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e conta com as parcerias institucionais do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Cinema Saladearte e apoio da Prefeitura de Salvador e da Aliança Francesa de Salvador.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025