27 mil baianos ficam na malha fina do IR; saiba o que fazer neste caso

O Leão atacou 27.364 contribuintes baianos. Foram pessoas que apresentaram irregularidades em suas declarações de Imposto de Renda (IRPF) e estão na malha fina. A informação é da Receita Federal (RF), que liberou ontem a consulta ao sétimo lote de restituições do IRPF de 2015.

O último lote contempla 115.337 contribuintes da Bahia, totalizando o pagamento de mais de R$ 153 milhões. No país, das 27.239.930 declarações feitas, 2,3% (617.695) ficaram retidas na malha fina neste ano.

Não ter a restituição liberada neste último lote nem nos seis anteriores é sinônimo de malha fina. Apesar de temida pelos brasileiros, a mordida do Leão não precisa ser motivo de pânico. Se alguma informação estiver incorreta, basta fazer uma declaração retificadora. No caso de informações corretas, é possível contestar e marcar uma antecipação da análise da documentação que comprova  as informações com pendências.


Acesso


Para saber se há inconsistências na declaração e se caiu na malha fina, é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2015, disponível no portal e-CAC (cav.receita.fazenda.gov.br) da Receita Federal (ver passo a passo), verificar o que houve e tomar providências o quanto antes.

“Caso tenha sido detectada alguma divergência, o Fisco já aponta ao contribuinte o item  e orienta em como fazer a correção”, explica o diretor da consultoria contábil Confirp, Welinton Mota.

Depois de descobrir quais foram as inconsistências encontradas pela Receita, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, desse modo, sair da malha fina. “A retificadora só é necessária se a pessoa verificar que houve erro”, afirma a auditora fiscal da Receita Heliane Segal Aguiar.

Segundo ela, a retificadora deve ser feita no mesmo modelo utilizado na declaração a ser retificada, não sendo permitida a troca de modelo - ou seja, se foi na simplificada, deve ser feita novamente na simplificada. “Baixe a última versão dos dois programas e importe os dados que já tiver preenchido”.

A nova declaração  substitui o documento originalmente apresentado. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, o contribuinte será incluído nos lotes residuais, que serão pagos a partir de janeiro. 

Mesmo que o prazo para  retificar seja de cinco anos, a pessoa só tem garantia de fazer espontaneamente até 31 de dezembro. Depois, ela pode receber uma intimação a qualquer momento e, se for verificado algum erro, poderá receber penalidades”, diz a auditora. Se houver imposto a pagar, a multa é de 20% do total a pagar. Mas se houver fiscalização, a Receita entende que houve sonegação e a multa sobe para 150%.

Caso o contribuinte constate que não há erro,  ele tem duas opções: aguardar a intimação da Receita ou agendar pela internet data e local para apresentar os documentos comprobatórios, antecipando a análise de sua declaração pelo Fisco. 

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025