Justiça nega inquérito da PF que aponta inocência de brasileiros presos por tráfico internacional

FOTO: REPRODUÇÃO

O julgamento de três velejadores brasileiros presos há sete meses em Cabo Verde, na África, sob a denúncia de tráfico internacional de drogas, entrou no quarto dia de sessão nesta quinta-feira (15), na fase das alegações finais da defesa e da acusação.

A Justiça local, na sessão de quarta-feira (14), negou o pedido da defesa para que o inquérito da Polícia Federal brasileira, que aponta a inocência dos presos, fosse incluído nos autos.

Também foi negado o pedido da defesa para que o delegado da Polícia Federal e titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, em Salvador, André Rocha Gonçalves, pudesse ser ouvido na sessão por meio de viodeoconferência.

A Polícia Federal, que disse que não iria comentar a decisão da Justiça de Cabo Verde, por se tratar de assunto que envolve a soberania do país.

A defesa tinha a expectativa de que documentos enviados pela Polícia Federal do Brasil para o julgamento comprovassem que a tripulação do veleiro não teria como saber que a droga estava no barco. Para os parentes dos velejadores, a droga foi colocada no barco sem que eles soubessem. O dono da embarcação seria um inglês, conhecido como George Fox, que está sendo procurado.

JULGAMENTO

O julgamento dos brasileiros presos com mais de uma tonelada de cocaína na África, em 2017, teve início na segunda-feira (12), em Cabo Verde, onde eles estão custodiados. No primeiro dia, foram ouvidos Rodrigo Dantas e outro velejador baiano, Daniel Guerra, além do gaúcho Daniel Dantas e um francês, que estavam na embarcação.

Eles são acusados de tráfico internacional de drogas por suspeita de terem levado a droga no veleiro que pilotavam com destino à Ilha de Açores, em Portugal.

Os familiares dos velejadores, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco e acreditam na absolvição. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação. O Itamaraty está acompanhando o caso.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024