Prefeitura promove curso de Esporte Adaptado para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), deu início à primeira aula prática do curso de Esporte Adaptado na tarde desta quinta-feira (14). O curso tem como foco capacitar profissionais da Educação Física ligados à pasta, bem como aqueles que trabalham com comunidades apoiadas pela gestão municipal, a atender pessoas com deficiências.
A primeira aula prática deste programa inovador ocorreu no ginásio esportivo da Unijorge, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, e contou com a participação de alunos com deficiências. Durante a aula, os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido por meio de um curso online oferecido anteriormente pela Sempre.
Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, ressaltou a importância da iniciativa: "Aqui é a primeira aula prática do curso que a Sempre está oferecendo para os profissionais da Educação Física que são ligados à pasta. Tanto dentro da secretaria quanto também aqueles que atendem as comunidades que de alguma forma a Prefeitura apoia. Então a gente abriu um curso online para que eles pudessem ter conhecimento sobre como lidar com cada deficiência, nomenclaturas, e, após isso, iniciamos a parte prática", disse.
Segundo Daiana, a segunda aula será no dia 23 de setembro, no Festival Paralímpico, na Associação Atlética da Bahia, onde esses profissionais vão realizar atividades esportivas com alunos presentes com deficiência. “Hoje é a primeira aula, mas esse curso vai ter continuidade, porque a gente entende que a pessoa com deficiência não é educação. É também arte, lazer, cultura e, também, esporte. E o esporte para a pessoa com deficiência é fundamental para que ela possa ter um desenvolvimento, tanto social quanto emocional, e também psicológico", acrescentou Daiane.
Virgílio Leiro, professor e coordenador do Centro de Referência Paralímpico da Bahia, que esteve presente no curso, destacou a relevância de democratizar o conhecimento sobre esporte adaptado. "O curso é uma maneira de ampliar e democratizar esse conhecimento, para que esses professores, que têm um pouco menos de acesso, possam trazer essas pessoas para o seu cotidiando", contou.
"Então é um curso muito importante, porque, através disso, eles vão perceber algumas deficiências, entre aspas, invisíveis, e daí vão começar também a perceber talentos, e, com o aprofundamento desse curso, eles já vão começar a identificar qual é a potencialidade de cada aluno para cada modalidade e, sobretudo, para a inclusão", emendou Virgílio.
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
