Dia Nacional da Doação de Órgãos: Pronto Atendimento Maria Conceição Santiago Imbassahy recebe primeira doação de córnea
Nesta quarta-feira (27) - Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Pronto Atendimento (P.A) Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no Pau Miúdo, realizou a primeira doação de córnea da história da unidade, que é administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (FABAMED) - empresa que acaba de completar cincos anos à frente da unidade.
A doadora foi uma paciente do sexo feminino. “Os familiares são os únicos autorizados a permitirem a doação de órgãos, então, é muito importante conversar sobre a doação de órgãos. Foi essa atitude simples que possibilitou fazermos história com a primeira captação de órgãos na unidade, quando completamos cinco anos na gestão e nesse dia importante, que marca essa atenção necessária quanto a relevância da doação de órgãos. Doar órgãos é ter empatia, compaixão e a certeza de que uma parte de alguém que amamos seguirá vivendo em um outro corpo que muito necessita”, destaca Zorilmar Santana, diretora da FABAMED.
Atualmente na Bahia, a fila de espera por uma córnea contabiliza mais de mil pessoas que aguardam em torno de 17 meses pelo tecido. Chama atenção ainda a taxa de negativa familiar, que é igual ou superior a 60%. Nesse sentido, “a sua decisão pode salvar vidas! Por isso, temos trabalhado e atuado de forma a qualificar cada vez mais as nossas equipes de multiprofissionais, para conscientizar os usuários de que a doação não acarreta nenhum gasto para a família do doador, bem como não interfere na estética do concessor para o funeral, de acordo com a tradição de cada família. Assim, os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão”, acrescenta Zorilmar.
Transplante
Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual, por problemas de córnea. Qualquer indivíduo entre 2 e 70 anos pode ser doador. Diante de uma notificação de potencial doador, será realizada uma triagem através de aplicação de questionário junto aos familiares, revisão de histórico médico e exames de sangue para definir se há alguma contraindicação à doação. Vale lembrar que as córneas podem ser preservadas por até 14 dias após a sua retirada.
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
