Dia Mundial do Dentista é lembrado nas 165 unidades que realizam atendimento odontológico em Salvador

A população de Salvador conta com uma rede de atendimento voltada para a saúde bucal disponibilizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta terça-feira (3), é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional presente no comando das 393 equipes de saúde bucal distribuídas nas 165 unidades que prestam o serviço. A capital baiana dispõe de uma Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB), que está organizada em níveis de atenção à saúde eletiva e de urgência.

A importância da atuação do dentista foi lembrada durante os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Cabula VI, nesta terça-feira (3). O garçom Edmilson Alves, 57 anos, aguardava ansioso para passar pela revisão com o profissional, após ter sido submetido a um implante dentário realizado na própria unidade.

“Entrei aqui sem um dente. O serviço aqui é de qualidade. Colocaram meu dente, não sinto dor alguma e hoje vou apenas olhar se está tudo certinho. O atendimento é simplesmente maravilhoso. Nunca poderia pagar particular e aqui, no posto público, recebi um atendimento incrível. Só tenho a agradecer ao dentista e a toda a equipe”, disse Edmilson.

O encontro com a dentista também era esperado pela dona de casa Luíza Santos, de 60 anos. Na recepção, a senhora aguardava para finalmente colocar a prótese total da dentição superior que perdeu por conta de um grave problema de saúde. Segundo ela, a queda dos dentes era um problema antigo e perturbador. “Graças a Deus, a unidade de Sussuarana (UBS) me mandou para cá. Hoje, finalmente, vou colocar meus dentes de volta. A doutora daqui é maravilhosa”, disse a paciente do CEO Cabula VI.

Importância – A dentista e coordenadora de saúde bucal do município, Mylena Leal Mendonça, explica que cuidar dos dentes não é apenas uma questão estética. “A má higiene bucal pode ocasionar uma série de danos e doenças como as inflamações, as cáries, as gengivites (inflamação da gengiva), a periodontite (doença crônica gengival), até condições como risco cardiovascular”, afirmou.

Segundo a dentista, os problemas dentais aumentam os riscos de parto prematuro em mulheres grávidas, doenças pulmonares e até possíveis complicações do diabetes. Por isso, é muito importante que os cidadãos procurem os serviços ofertados pela rede municipal de saúde. “Nunca podemos esquecer que a saúde começa pela boca. Estamos distribuídos em toda a rede para cuidar da saúde bucal da nossa população. Fazemos isso diariamente com muita dedicação e profissionalismo”, reforça.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, os profissionais da odontologia exercem suas profissões na rede municipal com total dedicação. “Prestam atendimento humanizado e cuidado integral para com a saúde bucal, cuidando também do sorriso das pessoas, ou seja, lidam diretamente com o bem-estar e a autoestima dos usuários. Só temos a agradecer pela dedicação e reconhecer o quanto são fundamentais na vida das pessoas”, parabeniza.

Funcionamento da rede – A rede de Atenção Primária à Saúde (APS) tem 393 equipes distribuídas em 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), totalizando 147 unidades que ofertam atendimento odontológico. Além disso, a SMS também oferece atendimento de urgência odontológica na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, em 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro Municipal Odontológico da Liberdade (CEMOL).

A estrutura conta ainda com o serviço especializado nos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), nos bairros do Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Periperi e Av. Carlos Gomes. Com exceção das UPAS Adroaldo Albergaria e Hélio Machado que ofertam o serviço 24h, juntamente com a UAO no Dique do Tororó, os demais serviços têm funcionamento das 8h às 17h.

Nas UBS e USFs, a assistência se concentra nos atendimentos clínicos, com marcação prévia no sistema. Os procedimentos incluem profilaxia, cirurgias; restaurações; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor. Já nos CEOs são oferecidos atendimentos de média complexidade. Nessas unidades são ofertados serviços de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, canal, odontopediatria e prótese.

Nas UPAs e na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó  os pacientes recebem tratamentos para abscesso dentário, pericoronário, alveolite, drenagem de abscesso oral e de custo, fratura dentária, hemorragias dento alveolar, trauma dentário e pulpite aguda.

 

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Outras notícias

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024