Atriz e diretora Nadja Turenkko morre vítima de câncer

A atriz, diretora e professora Nadja Turenkko morreu, aos 54 anos, na manhã desta segunda-feira (19), em decorrência de um linfoma não-Hodgkin. Ela estava internada em São Paulo para tratamento da doença.

A produtora cultural Bisa Almeida, cunhada de Nadja, informou que o corpo da atriz será velado no Cemitério de Vila Mariana, em São Paulo, nesta segunda-feira, e depois será cremado. As cinzas da atriz devem ser veladas em seguida em Salvador, em uma cerimônia para familiares e amigos.

Nadja estava em tratamento contra o linfoma há cerca de um ano. Ela deixa o esposo, o arquiteto e cenógrafo Maurício Cardoso. 

Nascida em Belém, a atriz estudou cinco anos em Paris e trouxe ao Brasil a técnica de mímica corporal dramática, criada pelo francês Etienne Decroux. Nadja também lecionou na Escola de Teatro da Ufba, dirigiu e atuou em diversos espetáculos em Salvador. A última montagem em que atuou como diretora e atriz foi "Nunca nade sozinho", onde trabalhou com os atores Ciro Sales e Kadu Veiga.

A morte de Nadja causou comoção entre colegas e amigos do meio artístico. O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, manifestou pesar pela morte da amiga.  "Os palcos estão em silêncio. Reverência e homenagem eterna a esta grande atriz, esta mulher incrível. Digna, talentosa e muito disciplinada. Uma das meninas mais incríveis que tive o prazer de dirigir. A dor é que vai ter sempre um papel nas minhas peças esperando por ela. O consolo é saber que tive o prazer de conviver com esta grande figura. Que lutou até o fim com uma coragem impressionante. Que os deuses do teatro lhe recebam com uma grande festa Nadja Turenko. Evoé!", afirmou Guerreiro, em nota.

A escritora Aninha Franco prestou homenagem a atriz por meio do Facebook. "Nadja Turenkko, A Amiga, A Companheira, A Parceira, A Talentosa, 1962/2016", lamentou Aninha. A cantora Juliana Ribeiro também usou a rede social para manifestar pesar pela morte. "Dos poucos momento juntas sempre muito amor envolvido. Confesso que a ficha não caiu ainda....Luzes, muitas luzes para você que era uma estrela. Te amo no azul onde estiver! Descanse em paz minha linda!", postou.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) disse, em nota, que "o teatro baiano perdeu uma guerreira" e transmite seu pesar profundo à família, aos amigos, e à comunidade artística.

 

Fonte: G1|Bahia

Outras notícias

CIDADE

Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto

11 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição

11 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Nova triagem do Hospital Municipal do Homem amplia acesso a cirurgias eletivas entre 11 e 13 de dezembro

11 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Lula sanciona lei que amplia proteção para mulheres vítimas de violência

11 de Dezembro de 2025

CULTURA

Wagner Moura integra seleção dos melhores atores de 2025 do The New York Times

11 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025

O Kanalha conquista prêmio e presta homenagem a Preta Gil: “Torcendo por mim” 10 de Dezembro de 2025