Governo anuncia que Centro de Convenções da Bahia será demolido
Depois do desabamento de parte do prédio do Centro de Convenções da Bahia, na sexta-feira (23), em Salvador, a decisão do Governo do Estado é que o local será demolido. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (27).
De acordo com o anúncio feito por Bruno Dauster, Chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, tecnicamente, a estrutura equipamento será desmontada, pois foi feita com estruturas metálicas e placas de concreto.
Pela manhã, foi realizada uma vistoria com acompanhamento do Corpo de Bombeiros e a presença do engenheiro Carlos Strauss que projetou o Centro de Convenções. A vistoria teve que ser feita três dias depois do desabamento para garantia da segurança das pessoas.
Feridos
Com o desabamento, dois policiais do Batalhão de Policiamento Turístico ficaram levemente feridos. Uma policial chegou a passar mal, mas não sofreu ferimentos.
O subcomandante do batalhão, Jaime Freitas, informou que os PMs foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levados para o Hospital da Bahia. Eles já receberam alta e passam bem. No momento do acidente, só havia os três policiais no batalhão.
O Centro de Convenções estava interditado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) e passava para obras de recuperação desde o ano passado. Com custo previsto de R$ 5,3 milhões, a empresa Metro Engenharia e Consultoria Limitada executava as obras. Antes do desabamento, a previsão era de que as obras ficassem prontas para a realização do Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (Cioba), em novembro.
De acordo com a Superintendência de Trânsito (Transalvador), a faixa da direita da Rua Simon Bolivar, em frente ao Centro de Convenções, está interditada desde a madrugada deste sábado.
O final de linha dos ônibus que era feito também em frente ao Centro de Convenções foi para a saída da Octávio Mangabeira, a orla. A interdição não tem previsão de terminar.
Susto
Um morador ouvido pelo G1 relatou ter ouvido um grande estrondo. "Foi um estrondo enorme e depois subiu muita poeira", disse o morador Roberto Leal Neto.
O administrador de empresas Cláudio Portinoi, que também é morador da região, relatou que o barulho assustou os moradores da região. "Foi um barulho ensurdecedor, parecia terremoto. Um susto muito grande", destacou.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Salvar foram encaminhados para o local.
O Centro de Convenções foi interditado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) no dia 20 de maio de 2015, após a constatação da falta de projeto e equipamentos de incêndio e pânico, como também de manutenção predial.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias
Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto
11 de Dezembro de 2025
Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição
11 de Dezembro de 2025
Nova triagem do Hospital Municipal do Homem amplia acesso a cirurgias eletivas entre 11 e 13 de dezembro
11 de Dezembro de 2025
Lula sanciona lei que amplia proteção para mulheres vítimas de violência
11 de Dezembro de 2025
Wagner Moura integra seleção dos melhores atores de 2025 do The New York Times
11 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025