Jovens admitem desobedecer os pais ao usar internet

 
 
DA REDAÇÃO|BA25HORAS
 
Embora os filhos afirmem que os pais tentam orientá-los sobre como navegar com mais segurança pela internet, seis em cada dez crianças e jovens brasileiros que usam a rede admitem que não atendem as orientações dadas por eles. Os números são da edição 2014 da pesquisa anual sobre o uso da internet por crianças e adolescentes entre a faixa etária dos 9 a 17 anos no Brasil feita pelo Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). 
 
Segundo os jovens entrevistados, 34% dos pais sabem pouco ou nada sobre suas atividades na internet. Mais da metade dos pais (54%) não usa a rede. "Os pais não precisam saber usar a internet da mesma maneira que os filhos usam, mas é muito importante que eles saibam pelo menos o básico", explica Rodrigo Nejm, que é psicólogo e diretor de educação da SaferNet Brasil. Para ele, a expansão do uso da internet pelo celular dificulta bastante o monitoramento dos filhos do que nos computadores, mas é importante que o diálogo sejam mantidos entre eles. O uso das redes sociais é a principal atividade feita pelas crianças. 
 
É aí que a preocupação com a segurança dos filhos começa. De acordo com a pesquisa, oito em cada dez crianças e jovens tem um perfil em alguma rede social, principalmente no Facebook (78%). Foram entrevistados 2.015 crianças e adolescentes usuários de Internet com idades entre 9 e 17 anos em todo o país, sendo que 48% dos casos, os perfis foram criados com a ajuda ou por outra pessoa. Isso acontece principalmente na faixa dos 9 aos 12 anos. Apenas 12% das crianças entre 9 e 10 anos criaram o perfil sozinha.
 
No caso do Facebook, apenas pessoas com mais de 13 anos podem fazer o cadastro. Resultado: 32% admitiram mentir a idade para poder ter acesso ao mesmo. 
 
"Ela me pediu para entrar porque gostava de uns joguinhos. Fiz o cadastro e sempre a oriento a nunca conversar nem aceitar pedidos de amizade antes de falar comigo. Hoje ela nem liga muito, mas já houve épocas que ela falava bastante com os amigos da escola e eu sempre fico de olho", conta a mãe, Ana Carvalho, 38. Já Maria Eduarda Carvalho Lucena tem 10 anos e tem um perfil desde o ano passado. "Eu quis entrar para ficar sabendo as novidades dos meus amigos. Costumo postar pouca coisa e gosto de ficar vendo as fotos dos meus amigos", conta Maria Eduarda, que também tem uma conta no WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025