Horário de verão termina a partir da 0h deste domingo
Termina a zero hora deste domingo, 19 de fevereiro, o horário de verão. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. A medida está em vigor desde o dia 16 de Outubro. O objetivo principal é a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.
O Ministério de Minas e Energia estimativa que a economia neste verão foi de R$ 147 milhões. Este valor representa o custo evitado na utilização de usinas termelétricas e menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição.
Nos último anos, a pasta estima que houve uma redução média de 4,5% na demanda e 0,5% no consumo de energia nas regiões onde a medida é aplicada. Desta forma evita-se o investimento de R$ 7 bilhões na construção de uma usina que forneceria energia adicional no horário de pico.
A medida foi adotada no Brasil no verão de 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas. O período de vigência é variável, mas a média nos últimos 20 anos tem sido de 120 dias de duração.
Outras notícias

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana
01 de Agosto de 2025

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades
01 de Agosto de 2025

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia
01 de Agosto de 2025

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador
31 de Julho de 2025

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador
29 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
