Partido de Marina busca novas filiações na Bahia
FONTE: TRIBUNA DA BAHIA
A Corte já reconheceu 55,7 mil fichas entregues pelo partido, sendo que faltavam 53 mil, e a expectativa é que a legenda seja oficializada para participar das eleições municipais do ano que vem com o número de identidade já definido, que será 18. Na Bahia, onde foram coletadas 4 mil assinaturas e validadas pouco mais de duas mil, a expectativa é que o partido atraia novas lideranças e políticos de outros partidos, mas existe um filtro para que o interessado possa adentrar a legenda liderada nacionalmente pela ex-ministra Marina Silva.
O coordenador da Rede no estado, Júlio Rocha, afirma que tem recebido diariamente cerca de 15 telefonemas de interessados em ingressar no partido, mas ele ressalta que existem restrições. “Nosso interesse é o diálogo com as pessoas interessadas em fazer parte da Rede, que elas se identifiquem com a nossa proposta. Por isso, nossa prioridade é a vinda de cidadãos, lideranças de movimento popular, ambientalistas. Nesse sentido, tem nos procurado vereadores de toda a Bahia, vice-prefeitos, ex-deputados. Eu tenho dito que a rede tem princípios, temos um manifesto e a gente não abre mão disso”, destaca Rocha.
O dirigente diz que dentre as normas do manifesto estão o rompimento de algumas regras tradicionais como o estabelecimento de limite parlamentar e a não reeleição. Cada parlamentar só poderá se candidatar duas vezes, pois o objetivo é a renovação política, segundo o coordenador. “Nossos filiados teriam uma postura diferente. Como exemplo, cito o caso da redução da maioridade penal. Também não aderimos, com orientação de Marina Silva, aos movimentos de rua pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O filiado precisará buscar a coerência que a Rede busca e para isso terá que ler nosso manifesto para que lá na frente não se surpreenda. Estamos tendo o cuidado de aprofundar o diálogo para evitar filiações aleatórias”, conta.
Júlio Rocha lembra ainda que o partido quebra o engessado modo de comando partidário. “Não teremos presidente, teremos coordenações regionais e cada núcleo será formado por um homem e uma mulher, o que consideramos um avanço em nosso estatuto. Na Bahia, tem eu e Iaraci [Dias] em Camaçari”, exemplificou. Rocha conta ainda que algumas cidades no estado já estão com articulações avançadas para ter candidato a prefeito, como é o caso de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras e Seabra. Sem querer citar nomes, o coordenador diz que existe uma gama de “lideranças do PT que quer” ir para a Rede.
Para afinar os detalhes sobre o pleito municipal do ano que vem, a Rede Sustentabilidade vai se reunir em encontro estadual na Bahia no dia 24 de outubro, mas concluirá a discussão no congresso nacional em Brasília, previsto para ocorrer entre os dias 27 e 29 de novembro. Como a Rede não descarta a formação de alianças, o assunto será um dos temas do encontro. “Temos dialogado com partidos, diversos setores, representantes do PSB, PT, Psol. A ideia nossa é que a gente possa constituir alianças, porque a Rede não acha que é a dona da verdade. Não está descartada a existência de alianças programáticas, com afinidades com o nosso programa”, aponta.
O dirigente também relata que a missão agora é correr o estado em busca de novas filiações, de olho no prazo legal de agregação de novos nomes que é até 2 de outubro, data que antecede um ano das eleições de 2016.
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
