“Muito difícil uma tesoura escolar cortar uma rede de proteção”, afirma diretor do Ibametro

A segurança das redes de proteção foi coloca em cheque após a morte de um menino de cinco anos, que teria usado uma tesoura escolar para cortar uma rede e acabou caindo do sexto andar de um prédio em Salvador.
O diretor geral do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), Randerson Leal, explica que as redes de proteção são seguras, mas desde que estejam de acordo com as normas da ABNT/NBR 16046.
Segundo Leal, as redes de proteção devem ser confeccionadas com malha não metálica entrelaçada, ter no máximo cinco centímetros entre nós, passar por testes de resistente à propagação de fogo, tratamentos anti raios UV e contra apodrecimento, dentre outros critérios de segurança.
— Se tiver de acordo com essas normas que a gente está expondo, muito difícil uma tesoura escolar, na mão de uma criança de cinco anos, cortar [uma rede de proteção]. Claro, com a força de uma pessoa adulta, uma tesoura pontiaguda, aí pode vir a cortar.
Além de atender as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os consumidores também devem fazer a troca da rede de proteção a cada três anos e verificar se a embalagem do produto apresenta o número da norma ABNT/NBR 16046, que atesta que a rede de proteção foi submetida a testes de qualidade.
Após tomar conhecimento da morte do pequeno Guilherme Yokoshiro, de 5 anos, na terça-feira (24), o Ibametro revelou que irá, juntamente com a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia, acompanhar o andamento das investigações e aguardar relatório da perícia quanto a referida rede de proteção danificada no episódio e outras investigações, o que poderá apontar se houve intencionalidade ou foi um possível acidente de consumo.
Fonte: R7|Bahia
Outras notícias
SMS realiza ação inovadora contra hepatites virais neste sábado (31)
30 de Janeiro de 2026
PL na Bahia garante recarga de carro elétrico em garagens de condomínios
30 de Janeiro de 2026
Festa de Iemanjá 2026 terá esquema especial de segurança em Salvador
30 de Janeiro de 2026
Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo
30 de Janeiro de 2026
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
30 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo 30 de Janeiro de 2026