Vereadores aprovam projetos de lei, moções e requerimentos
Conforme o acordo entre os líderes partidários da Câmara, os vereadores aprovaram projetos de lei, moções e requerimentos listados na Ordem do Dia. A deliberação ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), durante a 66ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), presidiu os trabalhos.
No total, três projetos de lei receberam aprovação: dois propostos pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) e um pelo vereador Daniel Alves (PSDB). O Projeto de Lei nº 11/23, de autoria de Aleluia, altera a Lei nº 9.488/2019, que regulamenta o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros (STIP) por motocicletas. O serviço é destinado a viagens individuais ou compartilhadas e só pode ser acessado por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas on-line.
“A finalidade deste projeto é autorizar o transporte individual de passageiros via motocicletas, cuja contratação seja feita exclusivamente através de aplicativos on-line, oferecendo assim maior segurança jurídica à categoria”, justificou Aleluia.
Motociclistas que atuam no transporte de passageiros acompanharam a votação nas galerias do Plenário Cosme de Farias e celebraram a aprovação da matéria. “Este projeto assegura garantias para a categoria”, comemorou Aleluia. Outra iniciativa aprovada de sua autoria foi o Projeto de Lei nº 45/23, que cria o Estatuto Municipal do Direito dos Pais. A bancada de oposição votou contra, com a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), do mandato coletivo Pretas por Salvador, expressando seu desacordo. “Isso é censura”, avaliou.
Aleluia também ressaltou que seu projeto do Direito dos Pais visa combater a doutrinação de alunos por professores com viés político. “Pais e mães poderão contestar essa doutrinação”, afirmou. O vereador Leandro Guerrilha (PP) elogiou o colega pela iniciativa e sublinhou: “Os pais devem estar cientes do que seus filhos estão aprendendo; precisamos das famílias nas escolas”.
Micro e pequenas empresas
O Projeto de Lei nº 237/23, proposto por Daniel Alves, modifica a Lei Municipal nº 9.713, de 13 de junho de 2023. A proposta aborda micro e pequenas empresas conforme a Lei Federal nº 9.841, que estabeleceu o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, garantindo um tratamento jurídico diferenciado e simplificado, como previsto nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal.
Além disso, a sessão resultou na aprovação de 27 moções e sete requerimentos. A Moção nº 242/23, do vereador Marcelo Maia (PMN), celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Já o vereador Sílvio Humberto (PSB) homenageou, em sua moção, a professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos, primeira mulher a assumir a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Para finalizar, o vereador Sílvio Humberto assinalou a presença no Plenário Cosme de Farias da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), sua colega de partido.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação CMS
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
