Marcell Moraes cobra criação da Delegacia de Proteção aos Animais na Bahia

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) vem acompanhando, com repugnância, uma série de casos de maus-tratos praticados contra animais em toda Bahia. O último noticiado aconteceu na cidade de Aracatu, sudoeste baiano, onde um comerciante foi detido após mutilar um filhote de cachorro em praça pública. Para inibir e punir crimes como esse, o parlamentar acredita na criação da Delegacia de Proteção aos Animais na Bahia. “Apresentei no primeiro semestre um projeto de indicação ao governador Rui Costa, para que autorize a criação da delegacia. Infelizmente, em muitos casos, as unidades existentes não estão preparadas para receber denúncias de maus-tratos contra animais. Com uma delegacia especializada os crimes poderão ser melhor investigados e os culpados punidos”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, será de competência  da Delegacia Especial o registro, investigação, abertura de inquérito e todos os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos animais contra abusos, venda ilegal e exposição indevida. A Delegacia Especial deverá disponibilizar ainda, todos os meios necessários para o recebimento de informações e denúncias sobre delitos contra os "anjos de quatro patas", inclusive com linhas telefônicas 0800.
 
Na semana passada, o parlamentar resgatou no bairro de Fazenda Grande, em Salvador, uma cadela que teve 70% do corpo queimado e foi jogada no lixo. Infelizmente, mesmo recebendo cuidados na Clinicão (primeira clínica veterinária popular da Bahia), instalada na Pituba, não resistiu aos ferimentos. Marcell também repudiou com veemência o caso envolvendo o policial de Teixeira de Freitas que atirou e matou, sem piedade, o cachorro da vizinha. “Esse comportamento cruel não pode continuar sem que haja meios eficazes de combatê-lo. Quase todos os dias socorremos nas ruas animais vítimas de maus-tratos. Prestamos toda assistência, mas é necessário que o Estado também ofereça para a população mecanismos de denúncia e  meios para proibir a ação repugnante do agressor, que muitas vezes fica impune. Precisamos mudar essa realidade. Conto com o discernimento do governador, para que ele dê a importância merecida ao tema. Ficaria muito surpreso se o projeto fosse arquivado”, protesta o deputado.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025