Marcell Moraes cobra criação da Delegacia de Proteção aos Animais na Bahia

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) vem acompanhando, com repugnância, uma série de casos de maus-tratos praticados contra animais em toda Bahia. O último noticiado aconteceu na cidade de Aracatu, sudoeste baiano, onde um comerciante foi detido após mutilar um filhote de cachorro em praça pública. Para inibir e punir crimes como esse, o parlamentar acredita na criação da Delegacia de Proteção aos Animais na Bahia. “Apresentei no primeiro semestre um projeto de indicação ao governador Rui Costa, para que autorize a criação da delegacia. Infelizmente, em muitos casos, as unidades existentes não estão preparadas para receber denúncias de maus-tratos contra animais. Com uma delegacia especializada os crimes poderão ser melhor investigados e os culpados punidos”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, será de competência  da Delegacia Especial o registro, investigação, abertura de inquérito e todos os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos animais contra abusos, venda ilegal e exposição indevida. A Delegacia Especial deverá disponibilizar ainda, todos os meios necessários para o recebimento de informações e denúncias sobre delitos contra os "anjos de quatro patas", inclusive com linhas telefônicas 0800.
 
Na semana passada, o parlamentar resgatou no bairro de Fazenda Grande, em Salvador, uma cadela que teve 70% do corpo queimado e foi jogada no lixo. Infelizmente, mesmo recebendo cuidados na Clinicão (primeira clínica veterinária popular da Bahia), instalada na Pituba, não resistiu aos ferimentos. Marcell também repudiou com veemência o caso envolvendo o policial de Teixeira de Freitas que atirou e matou, sem piedade, o cachorro da vizinha. “Esse comportamento cruel não pode continuar sem que haja meios eficazes de combatê-lo. Quase todos os dias socorremos nas ruas animais vítimas de maus-tratos. Prestamos toda assistência, mas é necessário que o Estado também ofereça para a população mecanismos de denúncia e  meios para proibir a ação repugnante do agressor, que muitas vezes fica impune. Precisamos mudar essa realidade. Conto com o discernimento do governador, para que ele dê a importância merecida ao tema. Ficaria muito surpreso se o projeto fosse arquivado”, protesta o deputado.

Outras notícias

POLÍTICA

Lei organiza e regulamenta serviços para animais de pequeno porte em Salvador

28 de Janeiro de 2026

POLÍTICA

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

28 de Janeiro de 2026

CIDADE

Prefeitura monta esquema especial de transporte para Palhaços do Rio Vermelho e Festa de Iemanjá

28 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Centro de Reabilitação do Bairro da Paz amplia acesso a órteses, próteses e materiais especiais para pacientes

28 de Janeiro de 2026

CULTURA

Festa de Iemanjá: confira a programação dos 104 anos da festa

28 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Autora de Bridgerton está confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 28 de Janeiro de 2026

BBB 26: André Luiz Frambach se manifesta e pede desculpas por comentário antigo sobre Ana Paula 27 de Janeiro de 2026