Planalto inicia reforma ministerial com posses na Saúde e nos Transportes

 

O presidente Michel Temer inicia a semana dando posse aos novos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, e dos Transportes, Valter Casimiro. A cerimônia será realizada nesta segunda feira (2) no Palácio do Planalto, às 10h30.

O governo decidiu dar início oficialmente à reforma ministerial depois que amigos e ex-assessores de Michel Temer foram presos em São Paulo, na operação Skala, da Polícia Federal, deflagrada na quinta feira (29/03).

No domingo (1º), o Planalto anunciou Esteves Colnago no Planejamento, no lugar de Dyogo Oliveira, que assumirá a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A Fazenda deverá ser comandada pelo atual nº 2 da pasta, o secretário executivo Eduardo Guardia, mas Temer ainda conversa com o atual ministro Henrique Meirelles sobre a substituição.

Quatro ministros já entregaram seus cargos. Outros 9 deixam a Esplanada nesta semana, prazo final para a desincompatibilização (em 7 de abril) necessária aos ministros que quiserem concorrer nas eleições.

No sábado (31.03), Temer aceitou a indicação do PP para o Ministério da Saúde, o então presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. O ex-ministro da pasta, Ricardo Barros, pediu demissão na última terça  feira (27.03) para se candidatar à reeleição como deputado federal pelo PP do Paraná.

A presidência da Caixa será ocupada pelo vice-presidente de Habitação do banco, Nelson Antonio de Souza.

Também no sábado, o Planalto confirmou o nome de Valter Casimiro, diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, indicado pelo PR, partido que comanda atualmente a pasta.

O ex-titular dos Transportes, Maurício Quintella, foi exonerado do cargo na quinta (29.03). Foi o 4º ministro a deixar a Esplanada para disputar as eleições. Deve tentar uma vaga no Senado por Alagoas.

Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Marcos Pereira (PRB-SP) deixaram suas pastas –Trabalho e Indústria, respectivamente– no fim de 2017 e início de 2018.  Nogueira quer tentar a reeleição na Câmara, e Pereira, sem mandato, visa candidatura a deputado por São Paulo.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024