TJ-BA deve julgar IPTU de Salvador este ano

Os processos sobre a constitucionalidade do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador devem ser apreciados este ano pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O tribunal, que estava em recesso desde o dia 20 de janeiro, volta às atividades nesta quinta-feira (7) e deve colocar em pauta outros casos de grande repercussão.
 
Desembargadores não definiram quando os processos do IPTU serão apreciados, mas garantiram que devem ser julgados ainda este ano. É o que acredita também o procurador da OAB-BA, Gustavo Amorim. “O processo está maduro, além disso, todos já se manifestaram. A Ordem está na expectativa de que o tribunal entenda pela inconstitucionalidade”, afirmou, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. 
 
As ações que pedem a inconstitucionalidade do aumento do IPTU foram protocoladas pela seccional baiana da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-BA) e pelos partidos dos Trabalhadores (PT), Social Liberal (PSL) e Comunista do Brasil (PCdoB). 
 
De acordo com o procurador, a prefeitura de Salvador enviou à Câmara Municipal, entre 2014 e 2015, quatro projetos de lei, que foram aprovados pela Casa, alterando a cobrança do IPTU. Para ele, isso é um indicativo de que o Executivo cobrou do contribuinte de forma abusiva. “Prova também que há uma sensibilidade da prefeitura neste caso”, ressaltou.  
 
Mais
 
Outro caso que deve ser analisado este ano pelo TJ-BA é o do promotor de Justiça, Almiro Sena. O ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos é acusado de assediar sexualmente servidoras da pasta. No início do ano passado, a Corte aceitou a denúncia contra ele. 
 
O tribunal também deve apreciar o recurso do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a decisão da juíza Marivalda Almeida Moutinho, que absolveu nove policiais supostamente envolvidos na morte de 12 pessoas, no bairro do Cabula, em fevereiro do ano passado. 
 
No dia 1º de fevereiro, o tribunal mudará de comando. A desembargadora Maria do Socorro assumirá a presidência do órgão no lugar de Eserval Rocha. A magistrada foi eleita para o cargo em novembro do ano passado.  
 
Fonte: BocaoNews

Outras notícias

POLÍTICA

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário

18 de Julho de 2025

POLÍTICA

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação

16 de Julho de 2025

POLÍTICA

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador

16 de Julho de 2025

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo

11 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024