SMS recebe visita do Ministério da Saúde para fortalecimento da Campanha de Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador recebeu, nesta sexta-feira (20), a visita do Ministério da Saúde na Unidade de Saúde do Curralinho e na Rede de Frio Municipal – (Cemadi), em acompanhamento das atividades voltadas à Campanha de Multivacinação.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, foi a anfitriã do encontro na capital baiana com Eder Gatti, diretor nacional de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, e destacou os esforços realizados na rede para assegurar ao máximo a multivacinação.
 
“A SMS tem adotado estratégias almejadas pelo Ministério da Saúde, visando cumprir esta responsabilidade coletiva de todos as esferas governamentais, com o principal objetivo de elevar as coberturas vacinais e impedir a reintrodução e disseminação de doenças preveníveis. Temos o desafio de fortalecer junto à população o importante papel da vacina para assegurar nossa qualidade de vida, proteger e salvar vidas, e mobilizar o maior número de pessoas nessa estratégia tão importante, que é o ato de se vacinar”, destaca a gestora da pasta.

Estiveram também acompanhando a iniciativa representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ( Sesab); e do munícipio, como a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador e Doiane Lemos, coordenadora de imunização, além da presença ilustre do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, além de Vânia Rebouças, da Coordenação Estadual de Imunização, e Rivia Mary de Barros - Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA).

A atividade integra o Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde, que de acordo com a pasta, tem o objetivo de retomar a confiança dos brasileiros na cultura de vacinação.
 
Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde tem somado esforços para ampliar e facilitar o acesso à imunização através de prorrogação de horário de atendimento na rede básica, mobilizações em escolas, creches, lares de acolhimento, abrigos, shoppings, estações rodoviárias e de transbordo, supermercados, associações, e em demais ações, como o Saúde dos Bairros, Dias Ds de multivacinação, e parcerias interinstitucionais envolvendo toda a Prefeitura de Salvador.
 
De acordo com Eder Gatti, o Movimento Nacional pela Vacinação é uma estratégia de comunicação e mobilização e, atreladas a ela acontecem ações de multivacinação de forma regionalizada. Ele também detalhou demais programações da visita à Salvador.
“Apresentamos aos municípios o microplanejamento, que são ferramentas para que consigam fortalecer a sua rotina e direcionar, por exemplo, a vacinação para aquele público que não está vacinado, ou seja, sendo mais efetiva. São estratégias para fortalecer o programa e fazer com o quê a cobertura melhor em cada cidade”, explicou o diretor.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026