CCZ promove ação de combate às arboviroses na Conceição da Praia
Com a chegada das festas populares é comum que haja uma grande circulação e concentração de pessoas em determinados pontos da cidade e, para garantir a saúde e segurança da população, a Prefeitura de Salvador vem intensificando as ações de prevenção, combate e controle vetorial das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para os festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que acontecem na sexta-feira (8), uma inspeção na região da Avenida Contorno e Comércio foi realizada na manhã desta terça-feira (5), visando preparar o local.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação faz parte do plano “Verão Sem Mosquito”, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade nesse período.
A subcoordenadora de Ações de Controle de Arboviroses do município, Lucrécia Lopes, explica que as inspeções já são realizadas rotineiramente em toda a cidade, mas que é importante intensificá-las nesse período. “Todo o entorno da Igreja está sendo vistoriado pela equipe do CCZ. Os profissionais observam os bueiros e boca de lobo, vasilhames, lixo e outros ambientes que podem estar com água acumulada e fazem a eliminação do foco, quando encontrado, e o tratamento com larvicida”, relata.
A gestora também ressalta que os agentes orientam os comerciantes e moradores sobre a importância da prevenção e combate vetorial. “Todas essas manobras já são realizadas rotineiramente, mas a gente entende a importância de intensificá-las no período festivo e, principalmente, no verão”, complementa.
A vice-prefeita e secretária da SMS, de Salvador, Ana Paula Matos, destaca que a estratégia reforça a importância de ações focadas para erradicar os focos do Aedes em locais de grande circulação. “Teremos mais um verão inesquecível com a cidade cheia de turistas e eventos, mas para que tudo ocorra bem, nossas equipes estão mobilizadas com ações preventivas em saúde para assegurar o bem-estar, tanto dos visitantes como dos munícipes”.
Cuidados – Os cidadãos também podem colaborar com a prevenção, evitando recipientes com água parada, pneus acumulados e descarte lixos de forma irregular, além da limpeza periódica de calhas de telhas, entre outras ações que evitam a disseminação do mosquito Aedes aegypti. “Alertamos e relembramos sempre a população as precauções que devem seguir, pois os mosquitos vivem nas residências. E neste período do verão, em que a temperatura é favorável para a proliferação do mosquito, temos que estar prevenidos”, pontuou a titular da SMS. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
