Dezembro Vermelho: Em Salvador, Centro de Saúde promove ação educativa de prevenção às ISTs com pacientes

O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no bairro Pau Miúdo, realizou nesta quarta-feira (2) uma edição especial do Projeto Sala de Espera, reforçando as ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e cuidado integral sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A mobilização reuniu profissionais de diferentes áreas da unidade, que compartilharam informações acessíveis sobre o vírus HIV, AIDS e outras infecções.

Com o uso de panfletos, cartazes, cartilhas e diálogo ativo, a equipe detalhou os principais tipos de ISTs, com foco no vírus HIV e na AIDS, esclarecendo sintomas, formas de transmissão, tratamento e, sobretudo, medidas de prevenção. O preservativo – ainda a forma mais eficaz de proteção – foi reforçado ao longo da atividade como instrumento indispensável para a saúde sexual.

“A prevenção combinada é o caminho mais completo para proteger a saúde da população. Falamos sobre o uso da camisinha, sobre testagem regular, além de explicarmos outras estratégias importantes como PrEP e PEP. Informação salva vidas, e criar um espaço acolhedor para tirar dúvidas faz toda diferença”, disse a enfermeira e coordenadora do ambulatório, Eleneide Souza, que reforçou a importância de aproximar a comunidade do conhecimento.

Durante a atividade, também foi explicado aos pacientes como funciona o acolhimento em caso de teste rápido positivo. A equipe explicou que, quando isso ocorre na unidade, o paciente é imediatamente encaminhado para um ambulatório especializado, garantindo início rápido do tratamento, acompanhamento contínuo e suporte multiprofissional, etapa essencial para a qualidade de vida e o controle da infecção.

Além da camisinha e da testagem, a equipe reforçou outras alternativas de proteção, a exemplo do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): medicamento tomado diariamente para evitar a infecção pelo HIV; e do PEP (Profilaxia Pós-Exposição): tratamento emergencial iniciado em até 72 horas após uma possível exposição ao vírus.

Ambas as estratégias foram apresentadas de forma simples e didática, mostrando que a prevenção hoje é múltipla e pode se ajustar a diferentes realidades e necessidades.

Entre os participantes, a confeiteira Vislania Borges elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da informação contínua: “É necessário essa divulgação de informações para todas as pessoas. Eu inclusive quero fazer o teste, mesmo fazendo de seis em seis meses por aqui. A gente se sente aliviada e também se previne, o que é mais importante.”

Ao final do evento, o público recebeu brindes como preservativos, géis lubrificantes e materiais educativos para reforçar o cuidado dentro e fora da unidade.

A ação integra o compromisso de humanização do atendimento promovido pela Fundação Fabamed, gestora do 16º Centro, que segue investindo em iniciativas educativas e acolhedoras para fortalecer a saúde pública e o bem-estar da população.

 

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025