Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador apresentou, nesta quinta-feira (4), o plano de trabalho do projeto de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), desenvolvido em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). A iniciativa marca um novo ciclo de qualificação da rede municipal, com foco na melhoria de processos, fortalecimento das equipes, ampliação da continuidade do cuidado e aumento da satisfação dos usuários do SUS.

 

O Distrito Sanitário de Brotas será o primeiro território a implementar o modelo piloto, a partir de dezembro, em unidades selecionadas. A estratégia permitirá testar soluções, ajustar fluxos de atendimento, validar ferramentas de gestão e gerar evidências para expansão futura em toda a rede.

 

Durante a apresentação, equipes técnicas da SMS e do IEPS detalharam os avanços obtidos na fase de diagnóstico, que incluiu análise de dados da rede, entrevistas com gestores e profissionais, oficinas de cocriação e a construção da Teoria da Mudança que orientará o projeto. O modelo prevê ainda planos de ação quadrimestrais, incentivos não monetários, mecanismos de aprimoramento contínuo e um sistema simplificado de monitoramento e avaliação.

 

Para o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a iniciativa representa um passo decisivo para modernizar a gestão e fortalecer o cuidado na ponta. "Estamos falando de uma mudança estrutural baseada em dados, participação das equipes e foco na qualidade. Essa parceria com o IEPS e demais instituições nos permite revisitar processos, apoiar as unidades e construir uma APS mais resolutiva, integrada e próxima das pessoas”, afirmou.

 

Parcerias estratégicas - O projeto conta também com a colaboração da Fundação Maria Emília, Umane e Devive, além de avaliação independente conduzida pelo Insper, instituição nacional de pesquisa e ensino. Segundo o secretário, o caráter colaborativo é um dos diferenciais da iniciativa. “Ter instituições como IEPS, Fundação Maria Emília, Umane e Devive somando capacidades com a SMS, e ainda contar com a avaliação do Insper, demonstra que Salvador está comprometida em fazer política pública com método, transparência e responsabilidade. Quem ganha é o cidadão que utiliza o SUS todos os dias”, destacou.

 

Após o período piloto, previsto entre dezembro de 2025 e abril de 2026, o projeto avançará para ciclos contínuos de monitoramento, ajustes e expansão. Cada unidade de saúde contará com metas específicas, acompanhadas de ferramentas de apoio à gestão e indicadores de desempenho voltados à melhoria da experiência do usuário e à resolutividade dos serviços.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026