Prevenção ampliada: UBS administradas pelo INSV em Feira de Santana ofertam vacinação contra o HPV

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, alcançando aqueles que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante, o Ministério da Saúde (MS) realizou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos até o primeiro semestre de 2026, ampliando a cobertura vacinal e fortalecendo a proteção contra doenças evitáveis.

 

Como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica desempenha papel essencial nesse processo. Em Feira de Santana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pelo Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV) fazem parte da rede de unidades que disponibilizam a vacina contra o HPV, reafirmando o compromisso da instituição com o acesso à imunização e com o cuidado integral, por meio da orientação contínua de adolescentes, jovens e familiares, do esclarecimento de dúvidas e do incentivo à vacinação como uma das estratégias mais eficazes de proteção à saúde ao longo da vida.

 

O HPV é um vírus comum, transmitido principalmente por contato sexual, e está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o câncer do colo do útero, além de cânceres de pênis, garganta e ânus, e outras lesões genitais. Na maioria dos casos, a infecção não apresenta sintomas imediatos, o que reforça a importância da vacinação como forma de prevenção antes da exposição ao vírus.

 

A vacinação contra o HPV integra o Calendário Nacional de Imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No entanto, com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir o número de pessoas não imunizadas, o MS estendeu temporariamente o público-alvo para a faixa etária de 15 a 19 anos. Atualmente, o esquema vacinal é realizado em dose única, o que facilita a adesão e o acesso ao serviço.

 

O INSV reafirma seu compromisso com a população ao assegurar que as unidades sob sua gestão estejam estruturadas para ofertar o imunizante, disseminar informação qualificada e garantir um atendimento acolhedor e humanizado. A ampliação da vacinação contra o HPV fortalece o papel do SUS como eixo fundamental do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde.

Outras notícias

POLÍTICA

Lei organiza e regulamenta serviços para animais de pequeno porte em Salvador

28 de Janeiro de 2026

POLÍTICA

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

28 de Janeiro de 2026

CIDADE

Prefeitura monta esquema especial de transporte para Palhaços do Rio Vermelho e Festa de Iemanjá

28 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Centro de Reabilitação do Bairro da Paz amplia acesso a órteses, próteses e materiais especiais para pacientes

28 de Janeiro de 2026

CULTURA

Festa de Iemanjá: confira a programação dos 104 anos da festa

28 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Autora de Bridgerton está confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 28 de Janeiro de 2026

BBB 26: André Luiz Frambach se manifesta e pede desculpas por comentário antigo sobre Ana Paula 27 de Janeiro de 2026