Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

A prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (14) as atividades do call center que irá tirar dúvidas de gestantes, com foco nos casos de microcefalia - anomalia congênita em que o cérebro do bebê se desenvolve com tamanho igual ou menor a 32 centímetros.
O motivo da criação da central são os casos de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya, em grávidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a relação entre a má-formação e a zika. As gestantes que apresentarem algum sintoma ou que quiserem saber mais sobre as doenças poderão ligar para o número (71) 3202-1297, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de atendentes será composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e incluirá médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da rede, Luciana Peixoto, serão oito profissionais envolvidos no atendimento do call center, trabalhando de forma escalonada. Ela afirmou que os profissionais selecionados têm experiência no atendimento a gestantes.
As mulheres poderão ligar para obter orientações gerais e tirar dúvidas mais específicas com relação à microcefalia e aos casos de zika vírus. “Se a mulher estiver com algum sintoma, como manchas ou dor de cabeça, ou se ainda não fez o pré-natal, orientaremos sobre qual é o posto de saúde mais próximo e avisaremos o posto sobre a ida dessa gestante”, afirmou Luciana Peixoto.
“Se ela não for ao posto marcar a consulta, vamos ligar para ela e saber o que houve”, acrescentou. Até a última quinta-feira, eram 99 notificações ou casos suspeitos de microcefalia na capital. “A gente entende que muitas gestantes não sabem a quem recorrer quando têm dúvidas. Não vão ao posto, por exemplo. A nossa intenção é orientar e estimular que elas iniciem o pré-natal imediatamente”, disse a diretora.
Na última sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde, no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela. O centro é responsável por concentrar os dados do atual quadro de epidemia de microcefalia ligado ao zika vírus.
Na quarta-feira, está prevista a chegada de especialistas americanos que apresentarão à Sesab um teste rápido capaz de identificar o vírus zika, que está relacionado ao atual surto de bebês com microcefalia. A equipe também irá ajudar a pasta a colocar em prática o plano de combate ao mosquito que vem sendo desenvolvido desde março. Em toda a Bahia, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país. De acordo com a Sesab, foram registradas seis mortes em decorrência da doença.
Fonte: Ibahia
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025