Marcell Moraes comemora decisão judicial determinando intervenções no Parque Zoo

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) comemorou nesta sexta-feira (08) mais uma decisão à favor dos animais. A Justiça Federal, atendendo pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista, e Ministério Público da Bahia, ajuizou ação civil pública com o objetivo de sanar as irregularidades constatadas no Parque Zoobotânico da Matinha. De acordo com a decisão, em até 90 dias o município de Itapetinga deverá regularizar a situação do Parque junto ao Ibama e ao Inema, já que não possui autorização e licença para funcionar, além de executar medidas que preservem a saúde e segurança dos animais.
De acordo com o trecho da ação, "... os recintos estão em sua maioria totalmente inadequados para as espécies que abrigam ou muito deteriorados, necessitando de melhorias para garantir não só a saúde e o bem-estar dos animais, mas também a segurança dos visitantes. Todos os recintos que se encontravam despovoados estão inadequados para povoamento com qualquer espécie e em sua maioria apresentam um desenho ultrapassado que não justificariam sua recuperação por não atenderem ao que se consideram as práticas modernas para a manutenção de animais para exposição em zoológicos...". Na decisão é constatada que as espécies encontram-se em estado de abandono, bem como irregularidades nas clínicas veterinária e cirúrgica, na cozinha e no setor de quarentena de animais.
"Estou muito feliz com a decisão que só vem comprovar o que venho denunciando há muito tempo. Estive pessoalmente vistoriando o Parque em maio do ano passado e constatei atrocidades no local como crime de maus-tratos, instalações precárias, animais desnutridos, falta de controle da mortalidade e até mesmo roubo de espécies. Ainda não conseguimos o fechamento total do Parque para sua completa reestruturação e mudança de modelo de acolhimento de animais. Mas este é um importante passo para mudar uma realidade tão cruel a que estavam condenados à prisão perpétua e até mesmo a morte, inúmeros seres inocentes", comemorou Marcell Moraes.
Diante do exposto, a administração de Itapetinga deverá adequar os recintos de todos os animais, controlar a presença de urubus e apresentar o projeto arquitetônico do Parque sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Redação| Bahia25horas
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025