Dunga admite que Neymar é mais necessário no Rio 2016 do que na Copa América

Em negociações com o Barcelona para a liberação de Neymar para dois torneios importantes nesta temporada, Dunga revelou qual é a sua prioridade caso precise escolher entre Olimpíada e Copa América, que terá edição especial de centenário neste ano.

"É difícil escolher, mas acho que, pela questão da importância que se dá, pela medalha que o Brasil não tem (escolheria os Jogos Olímpicos)... Ele vem de uma temporada desgastante, teria tempo para se recuperar e viria com condicionamento. Mas o bom seria contar com ele nos dois", comentou o treinador da Seleção Brasileira ao Esporte Interativo.


 

O pensamento do comandante brasileiro é justificado por alguns motivos. O primeiro deles é a possibilidade do clube espanhol simplesmente vetar a presença de Neymar em Rio 2016, já que a competição não faz parte do calendário da Fifa e não tem liberação obrigatória dos atletas. Assim, não presença no campeonato dos Estados Unidos seria uma forma de compensação.

Diante desta situação, entra a segundo motivo, exposto por Dunga: para o Brasil, realmente a medalha de ouro tem maior peso do que o torneio sul-americano. Mesmo com as últimas duas participações vexatórias e o número de conquistas inferior aos principais rivais (8, contra 15 do Uruguai e 14 da Argentina), os brasileiros foram campeões em quatro das sete edições mais recentes e a taça não é nenhuma novidade.

Nos Jogos Olímpicos, é exatamente o contrário. O sonho dourado virou uma fixação, com seguidos pesadelos. Já são três medalhas de prata, incluindo a derrota na última decisão contra o México em Londres. As participações anteriores foram ainda mais traumáticas, com derrota para Argentina em 2008 e Camarões em 2000, nas semifinais, e queda ainda no pré-olímpico de 2004.

Neymar já esteve presente em 2012 e não é o único craque brasileiro a não atingir este objetivo. Como mostra o quadro abaixo, contar com grandes jogadores não é certeza de subir no posto mais alto do pódio, mas Dunga, que já viveu esses fracassos na década de 80, quer aumentar suas chances para o inédito feito.

Redação| Ibahia

Outras notícias

POLÍTICA

Banco Social Cardinalense é enaltecido durante Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília

29 de Janeiro de 2026

Iniciativa municipal é reconhecida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa

SAÚDE

CCZ Salvador intensifica inspeções e ações de controle ao Aedes para a Festa de Iemanjá 2026

29 de Janeiro de 2026

CULTURA

Veja os detalhes da programação da 1ª Lavagem do Ceasinha, no Rio Vermelho

29 de Janeiro de 2026

CIDADE

Prefeitura lança planejador de viagens oficial do transporte público em parceria com aplicativo

29 de Janeiro de 2026

FAMOSOS

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador

29 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador 29 de Janeiro de 2026

Autora de Bridgerton está confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 28 de Janeiro de 2026