Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil
O cantor e compositor Gilberto Gil ingressará com uma ação judicial contra o padre Danilo César, da Paróquia São José, em Areial (PB), por intolerância e racismo religioso. O processo, que será protocolado nesta terça-feira (14) na Justiça do Rio de Janeiro, solicita indenização de R$ 370 mil por danos morais. A medida foi tomada após o religioso ironizar orações feitas por Gil pela saúde de sua filha, Preta Gil, após o falecimento da artista.
O caso ocorreu durante uma missa celebrada em 27 de julho deste ano. Em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, o padre aparece zombando de uma declaração do músico, que havia dito ter recorrido aos orixás — divindades das religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda — em suas preces.
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê o poder desses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”, disse o padre durante a homilia. Em outro momento, ele acrescentou: “Tem gente católico que pede a essas coisas ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse. O dia que ele levar e no outro que você já acordar lá, com o calor do inferno, você não sabe o que é que vai fazer.”
A defesa do artista afirmou que as declarações foram consideradas ofensivas e discriminatórias pela família, que há cerca de um mês enviou uma notificação extrajudicial à Diocese de Campina Grande e ao padre. No documento, Gilberto Gil exigiu uma retratação pública no canal da paróquia — onde a missa foi transmitida — e a apuração das responsabilidades do sacerdote no âmbito eclesiástico.
Na notificação, o cantor apontou o “enorme desrespeito” do religioso, que “em um momento de luto vivido pela família, maculou a memória e a honra de Preta”. Ele ainda ressaltou que a atitude do padre fere o direito à liberdade religiosa, configurando crime previsto no Código Penal.
Como não houve manifestação pública ou resposta da Diocese dentro do prazo de 15 dias após o recebimento da notificação, a equipe jurídica de Gil decidiu formalizar a ação na Justiça.
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025