Mês da Visibilidade: Salvador promove Mutirão de Saúde Trans na segunda (30)

Na próxima segunda-feira (30), a Prefeitura de Salvador promove um Mutirão de Saúde para pessoas Trans, em alusão ao 29 de janeiro, Dia Nacional e mês da Visibilidade Trans. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é realizada através do Campo Temático Saúde da População LGBT, Distrito Sanitário Centro Histórico, e Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

O mutirão acontece das 13h30 às 16h, no Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+, localizado na Rua Carlos Gomes, 31 (Clube de Engenharia), Centro. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea, e não há limite de vagas. É preciso levar apenas documento de identificação e Cartão SUS. Os participantes receberão certificado.

 

Serão ofertados diversos serviços, dentre os quais: vacinação, impressão de cartão SUS com nome social, testagem para HIV e outras ISTs, dispensação de autoteste de HIV e preservativos, orientações em saúde bucal e nutricional, agendamento de consulta médica e consulta para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), orientações do Programa Alerta Salvador para Mulheres Trans/Travesti, orientação com distribuição de absorventes para Homens Trans e pessoas que menstruam, auriculoterapia, além do Lançamento do material educativo produzido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa-BA) e Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), “Trans Prevenção”.

 

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, ressaltou que a ação fortalece a inclusão desse público no cuidado com a saúde integral. “A saúde é um direito de todas as pessoas, e oportunizar esse acesso é garantir condições de vida e bem-estar. A população trans, historicamente, enfrenta situações de violência, estigma e preconceito. Infelizmente, esses fatores são impeditivos, para que, muitas vezes, essas pessoas procurem as unidades de saúde. Vamos trabalhar políticas públicas de acolhimento, para que haja o atendimento adequado, com respeito e dignidade, conhecendo as demandas de atendimento específico a partir das diversas identidades de gênero”, declara.

 

O técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT da SMS, Erik Abade, destaca que a ação é uma oportunidade de promover o cuidado com a saúde das pessoas trans, encaminhamentos e orientações acerca dos serviços disponibilizados pelo município voltados a esse público. “Queremos acolher o máximo de pessoas trans que necessitam desses cuidados e serviços, além de estreitarmos os laços, e compreendermos juntos a elas e eles, as necessidades insurgentes que apresentam”.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024