Com presença da vice-prefeita e secretária de Saúde, mutirão de vacinação LGBTQIAPN+ garante centenas de imunizados

A II edição do Mutirão de Vacinação para população LGBTQIAPN+, realizado nesta quarta-feira (26) na sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), Pelourinho, teve a aplicação de 212 doses de vacina para o público presente. A ação foi acompanhada pela vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, que anunciou novas ações, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em benefício deste público.

 

Na oportunidade, a gestora destacou a relevância social da atividade e comemorou os resultados. “Vacinar é mais do que proteger-se, é um ato de solidariedade e cuidado ao próximo. Evitar o próprio adoecimento é evitar também a transmissão de doenças para outras pessoas, portanto, um cuidado coletivo. E hoje mostramos a força dessa coletividade com adesão do público alvo. A realização de mutirões como esse é fundamental para ampliar o acesso integral aos serviços de saúde. Além dessa iniciativa, a SMS também vem realizando outras atividades que visam ampliar o acolhimento especializado e integral, incentivando o cuidado e promovendo um SUS livre de LGBTfobia", disse Ana Paula.

 

Além das vacinas direcionadas às infecções sexualmente transmissíveis, o Mutirão também disponibilizou outros imunizantes com indicação adulta, bem como testagens para a detecção de hepatite B, sífilis e HIV-Aids. Foram aplicadas vacina contra gripe, HPV, meningite, hepatite B, difteria e tétano e covid. 

 

A ação foi realizada em parceria do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo, e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde / USF Terreiro de Jesus -  uma das unidades do município que está implementado a estratégia UBS Amiga da Saúde LGBT, projeto que visa ampliar o acesso e ofertar uma assistência qualificada à população LGBT nos serviços de atenção primária à saúde de Salvador, no Distrito Sanitário Centro Histórico.

 

Ana Paula Matos destacou que mediante a relevância e êxito da iniciativa, e tendo escutado as histórias e demandas apresentadas pelas pessoas que participaram do mutirão e representantes da causa, mobilizou a rede para que novas ações, atividades e serviços sejam ofertados de forma contínua e com os procedimentos, orientações e acolhimento necessários. Dentre as ações já definidas está a realização da Feira de Saúde LGBT+ no dia 04 de agosto, na UBS Castelo Branco, como parte da programação da 8ª Caminhada do Orgulho LGBT de Castelo Branco, em parceira com o Grupo Gay de Castelo Branco. Já no dia 05 de setembro a USF Garcia, junto com o grupo Gay do Garcia, será realizada a I Feira de Saúde e Diversidade da Comunidade.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024