Temas diversos em debate na reabertura dos trabalhos legislativos
Os principais temas discutidos pelos vereadores na sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Salvador foram as causas sociais de combate à violência, a implantação da Bolsa Atleta pelo prefeito Bruno Reis, a educação integral implementada pelo governo federal, os mutirões de saúde em regiões carentes da cidade e a soberania individual. A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), aconteceu após o recesso de julho, conforme previsto pelo Regimento Interno.
No debate do segmento Pinga-Fogo, o vereador Sílvio Humberto (PSB) discutiu as causas da violência urbana, defendendo a ampliação de políticas públicas, especialmente voltadas à educação, para atender a parcela mais vulnerável da sociedade, como os jovens. Ele também alertou para os perigos do uso de drogas e ações policiais em áreas carentes, mencionando a "alta taxa de letalidade na Bahia".
Por outro lado, o vereador Sandro Bahiense (PP) elogiou o prefeito Bruno Reis pela implementação do programa Bolsa Atleta, que, segundo ele, "vai melhorar o esporte em Salvador e afastar o jovem da violência das ruas".
A vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou o lançamento do Programa de Tempo Integral nas Escolas pelo governo Lula, defendendo a educação como meio para combater a violência. A parlamentar também se manifestou em favor da retomada das atividades da Petrobras na Bahia e expressou apoio à chapa dos petroleiros Unidos Pelo Futuro da Petros.
O vereador Orlando Palhinha (União) destacou os mutirões de saúde da Prefeitura em bairros carentes de Salvador e parabenizou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, pela iniciativa. Ele também abordou o Projeto Mané Dendê e o investimento de R$ 700 milhões para recuperação de moradias.
O vereador Alexandre Aleluia (PL) focou seu pronunciamento na "soberania individual" no contexto atual e criticou a "gestão desastrosa do PT na Bahia", no quesito segurança. Ele citou que 20 cidades baianas estão entre as mais violentas do país e que "12 cidades apresentam taxas extremamente elevadas de homicídio".
Na 45ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, o vereador Leandro Guerrilha (PP) mencionou os festejos de Santa Dulce dos Pobres, a primeira brasileira canonizada pelo Vaticano.
Fonte da notícia: Secom
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026