Prefeitura retoma mutirões contra Aedes aegypti no Subúrbio Ferroviário

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retoma a realização dos mutirões de combate ao Aedes aegypti na próxima quinta-feira (30) na capital baiana. O bairro contemplado será Vista Alegre, localidade que faz parte do subúrbio ferroviário – região com o maior índice de infestação (7,4) da cidade. 

Os “faxinaços” tem o objetivo de combater a proliferação do mosquito em Salvador, eliminando num curto espaço de tempo os espaços que possam servir de criadouro, sobretudo, nas localidades prioritárias. 

As equipes de agentes de combate às endemias e colaboradores da Limpurb percorrerão as ruas na quinta-feira (30) a rua Franco Velasco. Na sexta-feira (31), será a vez da rua 16 de Janeiro e no sábado (01) a travessa 20. Os moradores dos locais citados e imediações deverão colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes às casas para recolhimento. 

"O objetivo é evitar o aumento das ocorrências das doenças transmitidas pelos vetores, principalmente quando as chuvas se aproximam e o acúmulo de água pode ocorrer em pneus, vasos e em outros objetos. Por isso a realização dos mutirões de limpeza, onde conseguimos executar em um curto espaço de tempo o trabalho de identificação e eliminação dos criadouros nos bairros com maior vulnerabilidade para a proliferação dos mosquitos", esclareceu Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ. 

Durante a mobilização os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Limpurb, realizarão visitas casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros, palitação de material reciclável, vistoria de depósitos elevados (como caixas d'água e calhas) e distribuição de material educativo. As equipes de trabalho também visitarão imóveis fechados e abandonados. Os moradores das localidades trabalhadas devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.

 Dados – A capital baiana apresentou no último Levantamento de Infestação Predial (LIRAa) 2,7 - valor igual ao mesmo período do ano passado. De janeiro à abril deste ano foram notificados 856 ocorrências de dengue, 153 de chikugunya e 48 de zika. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um elevação de 9% nos casos de dengue, 313% de chikugunya e 14% para zika.

Outras notícias

CIDADE

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador

18 de Agosto de 2025

CIDADE

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024