Ibama suspende visitação do Zoológico do Rio de Janeiro por más condições
O Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro está com a visitação pública suspensa desde a última quinta-feira, 14, por um embargo do IBAMA.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na manhã do último sábado,16, uma reunião conjunta no Rio Zoo, para iniciar os ajustes finais para a entrega, ainda nesta semana, do documento que regulamenta o compromisso, junto ao IBAMA, do cronograma de adequações necessárias ao cumprimento das exigências, e assim, solicitar o cancelamento do embargo e o retorno do público, até que seja realizada a transição para o novo modelo de gestão.
A Prefeitura do Rio suspendeu a licitação das obras de readequação do Jardim Zoológico tendo em vista que será publicado na próxima terça-feira, 19, no Diário Oficial do Município, o edital para licitação da concessão ao setor privado para gestão e operação do Rio Zoo.
A partir da concessão para a iniciativa privada, a vencedora terá que investir cerca de R$ 60 milhões para implementar o projeto em um prazo de até dois anos, sendo que as obras emergenciais serão feitas num curto espaço de tempo. O parque receberá todas as obras de revitalização e adequação necessárias para atender as normas vigentes. A reestruturação será feita em uma área de 120 mil metros quadrados. Novas lojas, restaurantes e um novo conceito de parque será adotado, a partir da criação de grandes áreas temáticas: primatas; aves; répteis, anfíbios e insetos; felinos e caninos; ursos; e savana.
Crise e abandono
Em outubro, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e vereadores fizeram uma visita ao Zoológico do Rio na semana passada e encontraram diversas irregularidades, como animais machucados, instalações precárias, larvas de inseto nas águas e falta de manutenção. "Na situação em que se encontra, o Zoológico do Rio não cumpre nem mais seu papel de educação ambiental. Não promove o ensinamento de respeito aos animais, importante valor social a ser repassado às futuras gerações. A visitação ao parque não é mais uma experiência positiva para as crianças ou a população em geral", disse o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, Vinícius Modesto de Oliveira. A Fundação RioZoo deverá continuar realizando a gestão adequada do plantel até as irregularidades no zoológico serem sanadas. O que inclui manter os animais com alimentação adequada, em recintos limpos e enriquecidos que favoreçam a manifestação do comportamento característico de cada espécie.
Outras notícias

Unidade de saúde promove banho de sol a pacientes internados em Salvador
21 de Julho de 2025

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
