‘Precisamos de explicações sobre esse caos chamado regulação que o governo do PT não consegue resolver há 16 anos”
O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), tenta mobilizar os colegas do bloco de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para mais uma importante investigação na Casa. Desta vez, o alvo é a Central Estadual de Regulação, gerida pela Secretaria de Saúde (Sesab), alvo de inúmeras queixas de pacientes, inclusive com repercussão negativa na imprensa sobre a ineficácia do serviço.
A mobilização ganhou corpo nesta quarta-feira (22), após o governador Jerônimo anunciar um plano de enfrentamento à Regulação. “São 16 anos de um mesmo grupo político no poder e a população está cansada de anúncios e propagandas, sendo que na prática o problema não se resolve. Fala-se agora num investimento milionário e o contribuinte tem o direito de saber se o recurso resolverá a famigerada ‘fila da morte’”, bradou.
Samuel Junior destaca que a regulação de leitos é uma ferramenta essencial para garantir que os pacientes recebam atendimento adequado, e que sua ineficiência é uma questão grave que coloca a população em risco. “O acesso adequado a leitos hospitalares é fundamental para garantir que pessoas com problemas de saúde graves possam receber tratamento adequado. Infelizmente, a ineficiência do serviço tem levado a situações em que pacientes não conseguem acesso imediato a um leito hospitalar, mesmo quando a sua condição de saúde requeira atenção imediata, o que leva ao agravamento do quadro de saúde e até mesmo à morte”, explicou.
Para resolver a situação, o Republicano elenca como prioridade a instalação de novos hospitais, contratação de novos profissionais e construção de uma rede de retaguarda eficiente com mais policlínicas e centros especializados de tratamento. Mas, destaca que mais importante do que construir é preciso resolver uma problemática já existente.
“Além da grande demanda, a regulação torna-se ainda mais complicada pela falta de infraestrutura adequada em muitos hospitais públicos, falta de equipamentos e de pessoal qualificado, o que significa que mesmo que haja leitos disponíveis os pacientes podem não receber o tratamento correto porque tudo está sucateado e desorganizado”, finalizou.
Samuel Junior afirmou que provocará, além dos demais deputados na ALBA, instâncias fiscalizadoras como o Ministério Público e até mesmo o Ministério da Saúde para acompanhar a situação da Central de Regulação.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
