Módulos do Fique Sabendo entram em ação na folia

Promover ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é uma preocupação constante no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas durante o Carnaval se intensificam as atividades e campanhas para que foliões e população em geral estejam atentos sobre a importância do tema. Dentro dessa proposta, dois módulos do Projeto Fique Sabendo darão início às atividades gratuitas nesta sexta-feira (17), nos circuitos da folia, com o objetivo de ofertar cuidado integral e acolhimento humanizado aos cidadãos que procurarem os serviços de testagem para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C.

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), a estrutura funcionará na Rua Dias D’Ávila (Beco da Off), das 10h às 22h. Já no Circuito Osmar (Centro) o módulo está instalado na Praça da Piedade, com funcionamento das 9h às 21h.

“O clima de festa e descontração faz com que muitas pessoas se descuidem, por isso estamos nas ruas para lembrar da importância do uso do preservativo. Nesse período, as doenças que mais crescem são as sexualmente transmissíveis. Então, o Projeto Fique Sabendo vem com esse intuito de informação, cuidado, alerta e também de oportunizar um diagnóstico sobre a condição sorológica do cidadão para que possamos oferecer qualidade de vida através de tratamento gratuito no SUS e interromper a cadeia de transmissão de doenças”, destacou a secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

Preservativos – Neste ano serão distribuídos cerca de 2,6 milhões de preservativos masculinos e femininos, tanto nos pontos do Projeto Fique Sabendo quanto nos 11 módulos assistenciais espalhados por todos os circuitos da folia. O quantitativo é 62% maior do que o distribuído no ano passado.

“Nosso objetivo é incentivar a população para aproveitar o Carnaval de forma consciente e livre de qualquer preocupação. Para isso é de extrema importância o cuidado com a saúde porque, durante a festa, podem surgir algumas situações de risco. Estamos reforçando o pedido para que a população curta com consciência e adote a cultura do sexo seguro e do diagnóstico precoce”, finalizou a secretária da Saúde.

Encaminhamento – O projeto Fique Sabendo de 2020, em Salvador, diagnosticou 245 pessoas convivendo com infecções sexualmente transmissíveis. Desse total, 43 foram diagnosticadas com HIV, 187 com sífilis e 15 com hepatite.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras ISTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento e acompanhamento integral e gratuito, inclusive, com a oferta de medicamentos antirretrovirais. A mesma dinâmica será adotada neste Carnaval.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024